O aeroporto internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, recebeu na madrugada desta terça-feira (23) o primeiro voo comercial de um Airbus A380 na Argentina. A aeronave veio de Caracas a serviço da companhia venezuelana Aerolínea Estelar Latinoamérica, que está voando com o Superjumbo desde a semana passada. O avião é alugado pela empresa de wet-lease HiFly, de Portugal.
A chegada do maior avião comercial do mundo na capital argentina aconteceu quase uma semana após o planejado pela companhia da Venezuela. A empresa está operando o A380 no lugar de um A340 alugado que também pertence a HiFly, mas que está parado para manutenções. Na semana passada, o avião gigante da Airbus estreou em Caracas, na Venezuela, onde está baseado enquanto recebe passageiros da Estelar.
Está foi a terceira vez que o A380 pousou da Argentina. O avião esteve no país em 2007, ainda em fase de testes, e em 2012, passou pelo aeroporto de Ezeiza em uma rápida apresentação para executivos da companhia Aerolíneas Argentinas.
O número de passageiros transportados no A380 entre Caracas e Buenos Aires não foi divulgado. A aeronave da HiFly alugada pela Estelar tem capacidade para receber até 471 ocupantes em três classes. Na primeira viagem com a empresa venezuelana, de Caracas para Madri, o avião transportou apenas 73 pessoas.
Primer vuelo regular operado por un Airbus A380-800 en el #AeropuertoEZE #A380 #9HMIP @hifly_airline #ES8569 pic.twitter.com/r5OO5dLik6
— Aviones en Ezeiza (@AvionesenEzeiza) 23 de julho de 2019
A380 alugado
A HiFly é uma empresa especializada em “wet lease”, um aluguel temporário de aeronaves para outras companhias aéreas. Além do A380, a frota da empresa tem outros jatos A340, A330 e A321. O pacote oferecido pelo grupo português ainda inclui tripulantes certificados, manutenção do avião e seguros. Nessa modalidade, a empresa que aluga o avião só precisa basicamente vender as passagens.
A empresa de Portugal é a única do mundo que oferece o wet-lease de um Airbus A380. A aeronave operada pela HiFly tem pouco mais de 10 anos de uso e foi uma das primeiras unidades fabricadas pela Airbus. O operador anterior do jato foi a Singapore Airlines.
Um fato curioso é que a HiFly presta um serviço para outras companhias com um avião alugado. O A380 a serviço da empresa portuguesa pertence ao grupo de leasing de Dr. Peters, da Alemanha.
Veja mais: Airbus A380 estreia na Venezuela