O grande rival do Embraer KC-390 Millennium atingiu um marco impressionante: o avião de transporte C-130 Hercules teve a 2.700ª aeronave entregue pela Lockheed Martin nos últimos dias.
A aeronave capaz de realizar inúmeras missões está em serviço desde 1956, portanto, próximo de completar 70 anos de atividade ininterrupta.
O exemplar histórico é um avião-tanque KC-130J Super Hercules que será operado pelo Esquadrão 252 de Transporte de Reabastecedor Aéreo do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais em Cherry Point, Carolina do Norte.
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Segundo a Lockheed, atualmente há 70 países onde o Hercules está em serviço. Nos Fuzileiros Navais dos EUA, o KC-130J tem como missão reabastecer aeronaves diversas como o caça furtivo F-35B/C Lightning II e também helicópteros, graças à sua capacidade de voar em velocidades lentas e baixas altitudes.
“A equipe da Lockheed Martin tem a honra de entregar este marco Super Hercules ao Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, onde fará parte da maior frota KC-130J do mundo e fornecerá verdadeira amplificação de força em todo o mundo”, disse Rod McLean, vice-presidente e responsável pelos negócios de Mobilidade Aérea e Missões Marítimas da Lockheed Martin. “Este Hercules não apenas representa o 2.700º C-130 entregue, mas também reflete a missão inerente e a adaptabilidade de desempenho que alimentam a relevância contínua do C-130.”
A variante C-130J foi desenvolvida pela Lockheed Martin a partir de 1994 com o intuito de aprimorar e atualizar o turboélice. O Super Hercules recebeu novos motores, hélices de seis pás, novo cockpit e diversos sistemas mais modernos.
A frota da nova geração já conta com mais de 540 turboélices entregues para 26 operadores em 22 países.
Concorrência no Ocidente
Desde seu surgimento, o C-130 Hercules tem sido quase uma unanimidade nas forças armadas ocidentais. Apenas na antiga União Soviética e China um modelo similar teve produção tão significativa, o Antonov An-12.
A França e a Alemanha chegaram a colocar em serviço um turboélice de porte semelhante, o Transall C-160 , mas foram concluídas 214 aeronaves em 20 anos de produção.
Atualmente, a grande ameaça ao reinado do Hercules é, sem dúvida, o C-390 Millennium, uma aeronave que supera em vários aspectos o C-130J, sobretudo em desempenho já que é propulsionado por turbofans V2500.
No entanto, o avião multimissão brasileiro acumulou até aqui 40 pedidos firmes de sete países, praticamente metade deles por uma encomenda da Força Aérea Brasileira (FAB).
O C-130 Hercules ao menos perdeu um cliente nos últimos meses, justamente o Brasil, onde o último turboélice saiu de cena no começo do ano.