C-390? E195-E2? Embraer pode fazer anúncio importante na Polônia nesta terça-feira

Fabricante brasileira está disputando pedido de até 84 jatos regionais da LOT enquanto oferece o avião multimissão para a Força Aérea do país europeu
O KC-390 tem conquistado vários pedidos na Europa
O KC-390 tem conquistado vários pedidos na Europa (FAB)

Esta terça-feira, 11 de março, pode reservar um anúncio importante da Embraer na Polônia. É o que sugere o site Rynek Lotniczy, que revelou que a cúpula da empresa brasileira estará no país para uma coletiva de imprensa, incluindo o CEO Francisco Gomes Neto.

Em entrevista com Frederico Lemos, Chefe Comercial da divisão de defesa da Embraer, o site ressaltou uma possível encomenda do C-390 Millennium pela Força Aérea Polonesa.

A força aérea do país opera atualmente 10 turboélices C-130 Hercules antigos e desde o ano passado avalia o avião da Embraer.

O governo polonês tem ampliado os gastos de defesa em meio ao acirramento das tensões da Europa com a Rússia após a invasão em grande escala à Ucrânia.

A Polônia recebeu seus primeiros C-130 usados em 2009 (RIAT)

A Polônia é uma das maiores apoiadoras do esforço ucraniano para expelir as forças invasoras russas enquanto amplia e moderniza suas forças armadas.

A escolha do C-390 poderia ocorrer na esteira de acordos fechados pela aeronave por países membros da OTAN, do qual a Polônia é signitária.

Uma força integrada de aviões de transporte e reabastecimento significaria menores custos de treinamento e suporte. Já optaram pelo C-390 na Europa Portugal, Holanda, Hungria e República Tcheca, entre os membros da aliança militar – e há ainda a Áustria, que encomendou quatro aeronaves.

Decisão da LOT à vista?

Vale observar, no entanto, que um anúncio nesse sentido normalmente é feito pelo governo local e não por uma empresa, daí a se entender que um potencial acordo que faça a Embraer visitar a Polônia possa ter mais a ver com a LOT Polish Airlines.

A companhia aérea nacional polonesa está próxima de anunciar uma encomenda de até 84 jatos regionais para substituir e expandir sua frota de até 150 assentos.

Primeiro jato E195-E2 da LOT (Krystian Truszkowski)

Na disputa estão o Airbus A220 e o Embraer E195-E2, mas pesa a favor da empresa brasileira o fato que a LOT é uma cliente tradicional dos E-Jets, tendo sido a primeira empresa aérea no mundo a operar um desses aviões em 2004.

Além disso, há três E195-E2 arrendados em serviço na companhia aérea desde o ano passado.

Apesar dos rumores, a coletiva pode ser apenas mais um movimento para convencer os poloneses a expandir sua parceria com os brasileiros. E isso sugere também outros tipos de relacionamentos como a entrada de empresas da Polônia na cadeia de suprimentos da Embraer.

Portanto, as possibilidades são vastas.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
O 747, popularmente chamado de Jumbo, foi o auge e o declínio da Pan Am (Clipperactic).

Pan Am: a história da empresa aérea que escreveu a aviação – Parte 2

Next Post
O primeiro Embraer E175 a receber o Starlink

Primeiro Embraer E175 da United Airlines recebe Wi-Fi da Starlink

Related Posts