As duas pistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos serão fechadas por um breve período na madrugada de quinta-feira (8) para alteração dos números designativos das cabeceiras, que têm a função de orientar os pilotos sobre a direção de pousos e decolagens das aeronaves – a atualização poderá ser adiada no caso de chuva no momento da execução do trabalho.
Os dois algarismos que identificam as cabeceiras de uma pista são definidos de acordo com o seu rumo ou orientação magnética da bússola. Esses números variam de 1 a 36. Quando a agulha magnética aponta, por exemplo, a indicação de 90 graus, a cabeceira é identificada com o número 09. A combinação ainda pode conter letras, no caso de aeroportos com pistas paralelas, sendo L para determinar a pista ao lado esquerdo, R o lado direito e C se houver uma pista central.
No entanto, o ponto de orientação das bússolas muda de posição de tempos em tempos. Essa alteração é chamada de declinação magnética, que é o ângulo entre o Norte Verdadeiro e o Norte Magnético da Terra. Em média, a cada dez anos há uma mudança de 1 grau no polo norte magnético e isso pode confundir os equipamentos de navegação.
No caso do Aeroporto de Guarulhos, os rumos das pistas passarão de 095 para 096 e de 275 para 276, o que resultou na necessidade de modificar os designativos das cabeceiras, que neste caso serão arredondados para as dezenas superiores, ou seja, para 10 e 28, respectivamente. A mudança também exige a troca das placas de sinalização e sinais pintados no chão nas áreas de taxiamento.
A mudança dos números nas cabeceiras do Aeroporto de Guarulhos não é inédita no Brasil. Isso já ocorreu anteriormente no Aeroporto de Manaus, quando as pistas passaram de 10/28 para 11/29, no Aeroporto de Foz de Iguaçu, que teve os designativos alterados de 13/32 para 15/33, e em Congonhas, que mudou de 18/36 para 17/35.
Paralelo a mudança dos números das cabeceiras, também serão realizado no Aeroporto de Guarulhos treinamento de todos os motoristas que acessam a área de manobra das aeronaves, aplicação de informativos sobre a alteração nos veículos de apoio do terminal aéreo, atualização dos procedimento dos operadores das estações de tráfego aéreo e briefings com equipes de companhias aéreas.