Cabeceiras das pistas do Aeroporto de Guarulhos serão renumeradas na quinta-feira

Alteração dos números designativos nas cabeceiras das pistas é necessária de tempso em tempos devido a mudança de posição dos polos magnético da Terra
Cabeceira da pista 10R de Guarulhos (GRU Airport)

As duas pistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos serão fechadas por um breve período na madrugada de quinta-feira (8) para alteração dos números designativos das cabeceiras, que têm a função de orientar os pilotos sobre a direção de pousos e decolagens das aeronaves – a atualização poderá ser adiada no caso de chuva no momento da execução do trabalho.

Os dois algarismos que identificam as cabeceiras de uma pista são definidos de acordo com o seu rumo ou orientação magnética da bússola. Esses números variam de 1 a 36. Quando a agulha magnética aponta, por exemplo, a indicação de 90 graus, a cabeceira é identificada com o número 09. A combinação ainda pode conter letras, no caso de aeroportos com pistas paralelas, sendo L para determinar a pista ao lado esquerdo, R o lado direito e C se houver uma pista central.

No entanto, o ponto de orientação das bússolas muda de posição de tempos em tempos. Essa alteração é chamada de declinação magnética, que é o ângulo entre o Norte Verdadeiro e o Norte Magnético da Terra. Em média, a cada dez anos há uma mudança de 1 grau no polo norte magnético e isso pode confundir os equipamentos de navegação.

No caso do Aeroporto de Guarulhos, os rumos das pistas passarão de 095 para 096 e de 275 para 276, o que resultou na necessidade de modificar os designativos das cabeceiras, que neste caso serão arredondados para as dezenas superiores, ou seja, para 10 e 28, respectivamente. A mudança também exige a troca das placas de sinalização e sinais pintados no chão nas áreas de taxiamento.

A sinalização nas áreas de manobra também serão atualizadas (GRUAirport)

A mudança dos números nas cabeceiras do Aeroporto de Guarulhos não é inédita no Brasil. Isso já ocorreu anteriormente no Aeroporto de Manaus, quando as pistas passaram de 10/28 para 11/29, no Aeroporto de Foz de Iguaçu, que teve os designativos alterados de 13/32 para 15/33, e em Congonhas, que mudou de 18/36 para 17/35.

Paralelo a mudança dos números das cabeceiras, também serão realizado no Aeroporto de Guarulhos treinamento de todos os motoristas que acessam a área de manobra das aeronaves, aplicação de informativos sobre a alteração nos veículos de apoio do terminal aéreo, atualização dos procedimento dos operadores das estações de tráfego aéreo e briefings com equipes de companhias aéreas.

Total
1
Shares
Previous Post

Boris Johnson e Liz Truss vão a encontro com a Rainha a bordo dos dois novos jatos executivos da RAF

Next Post
Os E2 usam o PW1900G, uma versão do GTF

Jatos E195-E2 e A220 voltam a ser analisados pela Ethiopian Airlines

Related Posts
Total
1
Share