Imagens ainda não autenticadas divulgadas em redes sociais da China na última semana revelam o que podem ser os primeiros caças Chengdu J-10 de exportação. Duas aeronaves com números de série diferentes e marcas da Força Aérea do Paquistão foram fotografadas voando nos arredores de Chengdu, onde fica localizada a sede da fabricante estatal Chengdu Aerospace Corporation.
O interesse do Paquistão no J-10 é especulado há mais de 10 anos. A primeira confirmação sobre a negociação, porém, veio à tona somente em dezembro de 2021, quando o ministro do interior paquistanês, Skeish Ahmed, declarou que o primeiro lote de caças chineses seria apresentado durante as comemorações do Dia da República do Paquistão, em 23 de março de 2022.
A quantidade de aeronaves supostamente encomendadas pelo Paquistão é deconhecida. No entanto, rumores apontam que o país asiático pode adquirir entre 25 e 36 exemplares do J-10, que é tido como o equivalente chinês ao caça norte-americano Lockheed Martin F-16.
A versão do caça chinês destinado à Força Aérea do Paquistão é provavelmente o J-10CE, versão de exportação do J-10C. Segundo dados da Chengdu, o modelo em questão possui vários recursos avançados, como mísseis de longo alcance e radar ativo de varredura eletrônica.
Frota de caças diversificada
As tensões de longa com a vizinha Índia levaram o Paquistão a montar um grande aparato militar de defesa e ataque. A força áerea do país, por exemplo, conta com mais de 500 jatos de combate fornecidos por diferentes fabricantes.
O principal vetor de interceptação e ataque do país é o caça F-16, importado dos EUA. O Paquistão também o último operador ativo da série Mirage III/5, da francesa Dassault Aviation. Compõem a frota paquistanesa ainda o jato Chengdu J-7 (versão chinesa do antigo MiG-21) e o modelo nacional JF-17 Thunder, produzido pela Pakistan Aeronautical Complex, e que também tem sido considerado pela Argentina como seu futuro interceptador.
O J-10 é um caça monomotor ligeiramente maior que o JF-17, que também tem origem chinesa. Ele é mais pesado (19,3 toneladas contra 13,5 toneladas de peso máximo na decolagem), mais potente (um turbofan Shenyang WS-10B com 32 mil libras de empuxo com pós-combustor, comparado ao Klimov RD-39 do Thunder, com 19 mil libras de empuxo) e leva mais armamentos em seus pontos externos.