Três meses após surgir pela primeira vez, o novo caça misterioso da China, apelidado como ‘J-50’ ou X-JDS, voltou a ser flagrado em voo.
A aeronave, menor que o avião trimotor ‘J-36’, teve imagens laterais divulgadas nas redes sociais chinesas que revelam mais detalhes.
O caça, supostamente desenvolvido pela Shenyang, não possui cauda, com controles de voo nas superfícies da asa, do tipo “Lambda”.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Dois motores que utilizam entrada de ar ventrais supersônica foram confirmados assim como um trem de pouso convencional.

O trem de pouso do nariz, bastante robusto, tem duas rodas e a sugere um potencial arranjo para receber um gancho para decolagens por catapulta.
Caça embarcado?
A aeronave traz uma marcação triangular na lateral da entrada de ar similar ao usado pela Marinha dos EUA, o que poderia ser um indício que o J-50 pode ser destinado à PLAN (Marinha) e não à PLAAF (Força Aérea).
A Shenyang desenvolve atualmente o J-35, um bimotor furtivo de 5ª geração que será usado a bordo do porta-aviões Fujian. Portanto, uma nova aeronave de combate de 6ª geração embarcada seria uma evolução natural.
O jato de testes traz também uma protuberância abaixo do nariz que pode ser um sensor eletro-óptico.

As saídas dos motores parecem ser vetoráveis enquanto as pontas das asas dão a entender serem móveis. O ‘J-50’ também sugere ter baias laterais de armas, como no F-22.
O cockpit ainda não foi flagrado claramente, mas é altamente provável que a aeronave seja tripulada, ao contrário de alguns rumores.
Ainda não está claro em que estágio de desenvolvimento os dois novos caças estão, nem quais serão suas aplicações. A China tem liberado a publicação das imagens em uma estratégia controlada para causar repercussão, mas não revelar muito sobre os projetos.