O Global Combat Air Programme (GCAP) revelou no Farnborough Airshow o novo modelo conceitual do caça de 6ª geração que equipará as forças aéreas do Reino Unido, Itália e Japão.
A aeronave furtiva teve seu projeto revisto contando agora com uma envergadura maior em suas asas em delta – o motivo é aprimorar sua aerodinâmica.
O GCAP é liderado pela BAE Systems, Leonardo e Mitsubishi Heavy Industries e deve entrar em serviço em 2035, substituindo caças como o Eurofighter Typhoon e o F-15 Eagle.
Originário do projeto britânico Tempest, o GCAP passou a ser um programa conjunto no final de 2022.
“Nos 18 meses desde o lançamento do GCAP, temos trabalhado em estreita colaboração com os nossos parceiros industriais na Itália e no Japão no âmbito do acordo de colaboração, e também com os três governos, para compreender e alinhar os requisitos para uma próxima geração aeronaves de combate”, disse Herman Claesen, Diretor Geral do Future Combat Air Systems, da BAE Systems.
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O caça de próxima geração estreará várias tecnologias e conceitos como um cockpit interativo acionado por software, sensores integrados e um poderoso próximo radar de última geração capaz de fornecer 10.000 vezes mais dados do que os sistemas atuais.
Além disso, a aeronave terá arquitetura de dados aberta para que possa ser atualizado em ritmo mais veloz diante da evolução das ameaças. Aeronaves de Combate Colaborativas (CCAs) e outros sistemas avançados também deverão fazer parte do programa.