A Força Aérea dos EUA (USAF) voltou a abater um objeto voador “flutuante” que invadiu o espaço aéreo dos Estados Unidos em 9 de fevereiro, informou o Pentágono.
Embora não tenha dado detalhes sobre o tipo de aeronave, ela seria uma espécie de balão cilíndrico com as dimensões de um automóvel pequeno, segundo fontes.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O Comando do Norte (NORTHCOM) acionou caças Lockheed Martin F-22 Raptor baseados em Anchorage para interceptar e derrubar o objeto já que ele voava em altitude em torno de 40.000 pés (cerca de 12.000 metros), nível onde também trafegam aeronaves civis.
Um dos F-22 disparou um míssil ar-ar AIM-9X Sidewinder, guiado por calor, que derrubou o objeto sobre águas.
Ao contrário do balão de vigilância chinês que atravessou a América do Norte na semana passada, a origem do objeto voador não pode ser determinada nem qual tipo de missão ele executava.
“O objeto estava voando a uma altitude de 40.000 pés e representava uma ameaça razoável à segurança a aviação civil”, disse o secretário de imprensa do Pentágono, General Brigadeiro Pat Ryder.
“Temos aeronaves HC-130, HH-60 e CH-47 participando desse resgate”, disse o assessor de imprensa.
Onde irão terminar, ou como, as provocações e aventuras de paz podre para a guerra posterior, e ver qual é o mais forte…?