A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) anunciou nessa terça-feira (2) que seu primeiro esquadrão composto pelos novos caças Lockheed Martin F-35 “Lighting II”, baseado no estado de Utah, foi declarado pronto para o combate. A aeronave alcançou a classificação que na aviação é chamada de “capacidade operacional inicial”, que ainda inclui uma série de testes de armamentos e outros equipamentos, além de treinamentos para os tripulantes.
“O F-35A será o avião mais dominante em nosso inventário, porque ele pode chegar onde outras de nossas aeronaves não podem e fornece as capacidade que nossos comandantes necessitam no campo de batalha moderno”, disse o general Herbert Carlisle, dirigente do Comando de Combate da USAF.
A USAF ainda não definiu quando pretende enviar o novo caça para a frente de combate real, como ocorre atualmente em ações na Síria. “Eu gostaria de implantar o F-35 tanto na Europa como no Pacífico em um futuro não muito distante, diria que dentro de 18 meses”, revelou Carlisle, ao AviationWeek.
Avião mais caro da história
Com um custo de desenvolvimento que já superou os US$ 400 bilhões, o F-35 é o avião mais caro da história da aviação. O caça supersônico possui tecnologia “stealth”, que o torna invisível a radares, e também é equipado com alguns dos sensores de busca mais avançados da atualidade.
No final de 2015, o Marine Corps (Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, que é diferente da Marinha – US Navy) declarou que já havia alcançado a capacidade operacional inicial com o F-35B, a versão mais complexa do caça da Lockheed Martin, capaz de realizar pousos e decolagens na vertical – o F-35A da USAF pousa e decola de forma convencional.
A variante do caça mais atrasada até o momento é o F-35C, destinado ao US Navy. Esse modelo foi projetado para operar em porta-aviões com catapultas de lançamento, enquanto o F-35B pode operar a partir de embarcações sem esse recurso e com conveses de voo menores.
Até o momento, a Lockheed Martin já recebeu mais de 2.400 encomendas pelas três versões do F-35, a maioria para as forças armadas dos EUA. Também participam do projeto outros 10 países, como Canadá, Reino Unido, Holanda, Japão e Turquia.
Veja mais: Em teste, caça F-35 derruba primeiro alvo
Esse mesmo F35 foi abatido por uma Dassault Rafale francês em exercício de treinamento, mostrando que um caça de 5ª geração pode ser facilmente abatido por um caça da geração 4,5.
Muito dinheiro, para mais do mesmo.
400 bi dava p tirar muita gent da miseria
Mas vem com janelas e travas elétricas? Bluetooth? Tela multimídia? Rádio AM/FM? MP3? ….sei não
Agora só falta eles inventarem uma guerra…
Rússia que se cuide, já que a Coréia do Sul, Reino Unido, Turquia, Finlandia e Pôlonia terão tais aeronaves em suas f.a. podendo levar bombas b 61 de 1,2 megatons em todo seu território
Jorge Sodré, isso acontece. Recentemente a Rússia teve um ‘avançadíssimo’ Su35 abatido na Síria por um mero F-16 da década de 70. Ao q consta, o russo nem soube oq lhe atingiu. Em treinamento as regras são mais flexíveis, já em combate real é q as coisas se mostram como devem ser. Á propósito, o Rafale é aquele caça de última geração q a França não consegue vender uma única unidade pra país nenhum??
a tecnologia esta muito avançada, mas toda essa tecnologia nao esta tbem direcionada ao meio ambiente, onde nos vivemos!!!
Jorge Sodré, a industria da guerra americana não pode parar. Ele é parte muito importante do PIB americano. Não é a toa que quando falta inimigo eles tiram um da cartola. Vc já imaginou alguma vez os EUA sem guerra?
Triste época! Muito mais proveitoso seria se todo esse dinheiro gasto em armamentos fosse investido em alimento, educação e qualidade de vida para os povos menos favorecidos, evitando assim que surgissem tantas revoltas e guerras, nas quais o povo ignorante e faminto é facilmente manipulado por extremistas gananciosos sedentos por vingança e poder, para os quais é indiferente as armas que usam para os combater.
Jorge, um avião de 5ª Geração não é focado no ”dogfight”, e sim em ”air dominance”, com maior autonomia, velocidade, antecipação e precisão, e capacidade stealth.
Embora vencer um dogfight simulado seja um bônus para a reputação da avião, nas funções que exercem na atualidade, a capacidade de combate dogfight é a menor das preocupações no projeto de um avião de 5ª geração.
Os russos já tem radares com tecnologia para detecção de caças stealth!
para a Lockheed fazer o motor teve Cooperação com a fabricante do yak -141 em 1991 a yakolev tava sem dinheiro a lockheed comprou a transferência de tecnologia por $400 milhões de dólares para o x-35 que se tornaria o f-35 e segundo o pentágono ele não e totalmente stealth como o f-22 tendo que utilizar contra medidas de caças não stealth para não serem abatidos contra sistemas simples como o s-300 por isso o projeto devia ser parado em relação ao custo unitário elevado mas ja se tinha gasto mais de 300 bilhões na epoca
Aeronave que fará a diferença no cenário mundial. Ainda não foi testado em combate real, só com drones, e se saiu muitíssimo bem. A versão com decolagem vertical servirá à Marinha japonesa que comissionou um Porta-aviões disfarçado de Porta-helicópteros. Uma arma realmente com potencial!
É bonito muita tecnologia mas ė muito dinheiro temos coisas mais importantes para resolver
USA só pensa naquilo! Na guerra!! Eta povinho belicoso! Gastar 400 bilhões de dólares para fazer um avião enquanto pobres morrem de fome pelo mundo afora. É brincadeira e ainda tem gente que elogia.
O sistema HQ9 chinês e o S400 russo já detecta fácil este caça com radares 3D. Os americanos insistem que é invisível para vender e não ficar com o micro sozinho na mão
O hulk nao arrebentou um desse nos vingadores 1?
Os Canadenses já reduziram drasticamente a encomenda, chamam ele de caça pato não faz nada direito, no YouTube tem eles queria modernizar o projeto do Avro Arrow. Os japoneses estão desenvolvendo o ATD-X shinshin, como negaram o F22 e o F35 é falho, então estão fazendo seu próprio caça pra não ficar atrás da China
PAULO, da onde que você tirou que a Rússia teve um Su-35 abatido por um F-16? Está confundindo as bolas. A caça russo abatido foi um Su-24 da década de 60. E sim, o piloto russo soube o que lhe atingiu, tanto que sabem que foi por um caça F-16 turco que atacou o caça já desarmado.
Estados Unidos aumentando seu poder bélico contra uma china que desafia o mundo com sua arrogância, usa vs china.
400 bi de dólares é mais de 1 trilhão de reais, se dividir isso por 200 milhões de brasileiros cada um receberá 6500 reais, não resolve, mais ajuda.
E este avião resolve o rombo dos 700 bilhões de dólares que a quebradeira geral gerou no Eua e no mundo todo desde 2008? Este país e sua mentalidade são uma desgraça para a Humanidade.
LUCAS
3 de agosto de 2016 at 5:23 pm
400 bi dava p tirar muita gent da miseria
Fala isso para o EI.
Rússia e China já possuem capacidade de detectar esses caças. Esses aviões só são “invisíveis ao radar” contra países fracos e sem tecnologia.
A tecnologia stealth reduz a assintura no radar mais não o torna invisível,já foi provado que ajustes no equipamento de radar podem desmascarar o intruso,tanto que a Rússia ainda não se convenceu em investir pesado em tal tecnologia e o Brasil foi convidado a bancar parte dos custos e não se viu convencido do custo benefício.
E necessário ver o uso maciço de tal equipamento contra uma defesa razoavelmente moderna para avaliar se o conceito funciona.
Na história miltar existem muitos projetos interessantes na teoria que funcionaram muito mal na prática(lembre-se do conceito de bombardeiros estratégicos rápidos e fortemente armados que não necessitariam de escoltas,conceito difundido na segunda grande guerra e que não deu certo).
Pulo, eu não entendo muito de aviação, mas eu sei ler!
Será que o avançadíssimo su-35 ao qual vc se referiu não seria um bombardeiro su-24 da década de 70 ? É sempre bom pesquisar melhor antes de escrever. Os EUA são especialistas em baixo custo-benefício no que tange à aeronaves militares. Vide guerra do vietnã.
Se passar na cidade de São Paulo, duvido que os radares do prefeito não o detectam.
Daonde o Jose sodre tirou essa que um rafale abateu um f 35?
Engraçado, nem o USA tem tais informações que eu veje nesses comentarios aqui…heheheh
Os hipócritas americanos deveriam gastar este precioso dinheiro com educação e mais solidariedade, e deixar a bandeirinha americana de lado, não adianta gastar mais dinheiro com material bélico invisível, porque se machucarem alguém, aparecerá um taliban camicaze invisível e sozinho vai destruir mais torres gêmeas e muita gente vai virar cinza.
O F-35 é o caça mais caro do mundo, isso não quer dizer que seja ele também o melhor caça do mundo. Os caças russos:
SU-30, SU-35 e o T-50, este último testado apenas e em fase de produção em massa, são caças de muito menor custos, porém superiores ao F-35 dos EUA. Os próprios oficiais americanos se decepcionaram com o no caça deles.
Estão esquecendo que se não houvesse investimento em guerras não teria internet, celular, GPS, e uma série de tecnologias que sugiram nesse ramo.
Era mais fácil usar essa grana toda para ajudar países que estão precisando. Ou usar essa grana para solucionar o problema de paises muçulmanos para acabar com asbguerras deles e o terrorismo.. podia usar essa grana em pesquisas para acabar com o câncer, ou com o aquecimento global…. tanta coisa…. menos emnum avião idiota feito para matar….
Os radares Russos Podsolnukh já são capazes de detectar este avião. Logo outros países também serão, ou seja, o que gastaram neste caça com relação a sua camuflagem só servirá para países fracos.
Caro Paulo,
O avião abatido pela Turquia foi um SU-24 que é um caça-bombardeiro mais antigo. Este avião (segundo li na imprensa internacional na época), não estava nem armado para defesa contra caças, neste episódio em particular e foram pegos desprevinidos, daí o presidente Putin ter se referido ao episódio como uma “punhalada pelas costas”.
Após isto é que os SU-35 (estes sim caças modernos) foram enviados para fazer a escolta dos SU-24.
Além do mais, com a montagem dos sistemas de defesa aérea baseados no S-300, a Russia na prática, criou uma zona de exclusão aérea sobre a região, inclusive partes da Turquia. Foi um período bem tenso e ainda bem que prevaleceu um mínimo de bom senso.
Abraços,
Beck
A Rússia tb não estar atrás os russos tb tem o caça t50 com a mesma tecnologia…
É verdade, grande coisa.
Lembro de um caso do pato francês que resolveu voar e entrou na turbina. Que adianta ? A nave foi abatida e o foie gras está proibido.
Duvido que tenha airbag, e porta copos…
Sou um apaixonado por aviação, esse custocrê400 bbilhões foi diluído entre os países participantes do projeto,mais é um projeto nascido morto, face ao F-22 sim é um caça stelth”furtivo” e de maior poder de fogo, tanto em combate ar-ar e ar-terra.
Problema é que não abandonaram o projeto pois havia-se investido muito, aí partiram para as versões atuais.
E ele provavelmente será oferecido às Nações amigas no lugar do embaixador F-16.
Deverá ser a nova moeda de troca com países de interesse Americano, inclusive aliados do Oriente Médio.
E nós aqui voando de caças com hélice ainda, e com a cara de pau de chamar o avião de “super” qualquer coisa. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Galera falando sobre os radares que detectam a tecnologia tornam esta arma obsoleta, meu Deus, primeiro a tecnologia (VHF) de radares que detectam o stealth já existem desde 1990 daí para antes (acho que 1983), hoje são chamados por AESA (Russia e China) equipados inclusive nos navios Chineses só tem um problema, a antenas precisam de 100 pés de altitude (no mínimo) e são GIGANTES, e tem um probleminha o armamento do F-35 tem o alcance 5x MAIOR que o alcance do Radar, o Único radar que ANULA esta tecnologia de verdade é o Radar Quântico este sim alcance gigantesco e é PASSIVO (não detectável) e sem antenas, mas outro problema para a China e Russia, foi desenvolvido em 2012 e é AMERICANO junto com CANADÁ e os protótipos já estão em testes… Então povo calma, que 400 Bilhões não é atoa, tudo foi levado em consideração… A e só uma observação para motivo de curiosidade, a Lockheed Martin é a mesma empresa que desenvolveu o primeiro radar AESA lááá na década de 80… Então relaxem eles conhecem muito bem a tecnologia AESA… Abraços..
Será que dá para pegar pokemon enquanto voa? Se não der não vale 400 bilhões.
Mais caro sim, mais eficiente… Ai é outra história. Vejam os brinquedinhos russos. Sem fazer menção ao PAK-FA T50, os su-35/37 terminator já mostraram que não precisam se esconderem dos caças americanos, como dizem os russos: “se esconder para que??”.
F-35 não resistem em combate contra SU-35 de última geração muito menos às baterias de SAM mais modernas.
Os F-22 se saem bem melhor nessas situações.
Por enquanto aeronaves americanas não sobrevoaram território russo livremente como o SR-71 fez por algum tempo até a chegada do Mig-31.
Gasta se bilhões com as guerras, e nada se faz para evita las.
e com certeza tirou muitos da miséria com milhares de empregos diretos e indiretos gerados neste projeto, ou você acha que é só jogar dinheiro em cima de um monte de ferro que o avião se faz sozinho??? to percebendo um pensamento esquerdopata que quer td de mão beijada, vai trabalhar cambada!!!
o que me deixa preocupado é quem vai pagar por isso
Aí vem um UFO da década de 60 aqui com velocidade quase q a da luz, 100% silencioso e totalmente invisível, fazendo o F35 e seu projeto de 400 bi parecer uma sucata recondicionada. kkk
Ouvi dizer que em algum lugar do Oriente Médio, crianças derrubam aviões super modernos quando soltam pequenos balões incolores, dezenas, centenas deles, que carregam bombas caseiras. O avião se choca com estes pequenos balões e explodem juntos com eles. Pode?
Ouvindo isso fico pensando nos aças que temos no Brasil, velhos ultrapassados, verdadeiras sucatas pior não temos dinheiro nem para os nossos pilotos treinar,
Ainda bem que nossos vizinhos estão pior do que nós,
Comentários bastantes infantis , estes que tratam de custos e melhor aplicação de recursos. 400 bilhões , trilhões, etc não tiram sozinhos ninguém da miséria. Pobreza é um problema muito mais político que financeiro, e não se faz política sem força. O mundo nunca caminhou e nem parece que irá caminhar para a harmonia , e manda nele que tem as melhores armas. Se fosse para fazer a vontade da maioria , o cristianismo seria abolido e as mulheres voltariam a ser propriedade do homem. Se fosse para entrar num consenso seria necessário abolir as raças e religiões. Num mundo que caminha conceituamente para a violência, armas são sempre um bom investimento, tantos as privadas quanto as do Estado.
E nos brasileiros, temos Dilma e LULA e só colocar no comando de qualquer pais do mundo para este entrar em falência, vide o Brasil…
Acho que é muita grana investidos em armamentos. Mas a culpa é dos Russos que na guerra fria obrigavam os EUA a andarem sempre a frente, hoje os Chineses também tem essa ambição. Na verdade sempre que existirem Estados Nações então vai existir competição tecnológica e bélica no exercito.
Mas em relação a aeronave, ela é muito bonita e tem o objetivo de unificar as funções de diversas aeronaves. Acho que o seus análogos Russo e Chinês não estão no mesmo nível, o F22 é mais Stealth mas não tão versátil. Portanto, seria uma ótima ideia o Brasil encomendar pelo menos umas 30 aeronaves destas, mesmo existindo restrições na transferência de tecnologia, por dois motivos: primeiro que teria a frota mais moderna e a única de 5º geração da America Latina, segundo que estaria ajudando no financiamento desta tecnologia para com um aliado tão importante como foi o EUA na nossa história.
Eu sei que esses comentários vai deixar muita gente com sangue nos olhos, e isso realmente me deixa muito feliz…kkkkkk