Caça F-35 terá novo radar avançado AESA

Northrop Grumman está desenvolvendo o AN/APG-85, que equipará os jatos Lightning II do Bloco 4
Caça F-35 com o novo pacote tecnológico TR-3 (USAF)

O caça F-35 Lightning II começará a ser equipado com um novo radar AESA (Active Electronically Scanned Array), o AN/APG-85, desenvolvido pela Northrop Grumman. O novo radar avançado substituirá o AN/APG-81 nos caças do Bloco 4, mas será compatível com outras versões do F-35.

A Northrop Grumman não explica as melhorias introduzidas no projeto mas garante que o AN/APG-85 “fornecerá uma consciência situacional inigualável do espaço de batalha que se traduz em letalidade, eficácia e capacidade de sobrevivência da plataforma”.

Os primeiros F-35 equipados com o novo radar AESA farão parte do Lote 17. Acredita-se que os caças da Lockheed Martin adquiridos pela Polônia, Bélgica e Finlândia e que fazem parte de um contrato de 398 aviões, também contarão com o novo equipamento.

Até o ano passado, o radar era negado pelas fabricantes envolvidas e pelo governo dos EUA, que atribuiu a um erro de digitação a informação revelada em abril sobre o AN/APG-85.

No entanto, em dezembro, o F-35 Joint Program Office (JPO) confirmou a existência do novo radar AESA ao site The Aviationist, mas sem trazer detalhes sobre o projeto.

A Northrop Grumman irá instalar um novo radar AESA no F-35 (NG)

Tech Refresh 3

O F-35 Bloco 4 possui um pacote significativo de atualizações, entre elas modificações na baia de armamentos e no sistema de refrigeração, mas é no sistemas que o caça mais está sendo aprimorado.

Graças ao pacote Tech Refresh 3 (TR-3), há um novo processador integrado, um painel de instrumentos panorâmico e um sistema de memória da aeronave mais capaz, entre outros avanços, sobretudo na guerra eletrônica.

Em 6 de janeiro, o 461º Esquadrão de Teste de Voo, da Base Aérea de Edwards, realizou o primeiro voo de um F-35 com a configuração TR-3.

“O ‘Technology Refresh 3’ moderniza o núcleo computacional do caça F-35. Portanto, o novo hardware e software do TR-3 afeta quase todos os recursos da aeronave”, disse o tenente-coronel da Força Aérea Christopher Campbell, diretor da F-35 Integrated Test Force.

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