Embora esteja em serviço com a força aérea chinesa desde 2017, o Chengdu J-20, primeiro caça furtivo de quinta geração da China, aparentemente continua evoluindo. Imagens não verificadas e compartilhadas nas redes sociais mostram um suposto protótipo da aeronave com número de série 2051 flagrado contendo modificações no design.
Analisando as imagens do protótipo é possível notar um redesenho na parte superior frontal da fuselagem comparado a versão original do J-20. Essa alteração é acompanhada por um novo canopi de perfil mais baixo e plano, que inclusive lembra o design do Shenyang FC-31, outro caça furtivo em desenvolvimento na China. Especialistas apontam que essas mudanças podem melhorar a baixa assinatura de radar do caça, bem como a aerodinâmica.
Há quem diga ainda que o protótipo 2051 é o primeiro vislumbre do J-20B, uma variante mais moderna do “Weilóng” (pronúncia em mandarim para “Dragão Poderoso”), como o caça é chamado na China. Se isto for verdade, é possível que o jato de combate também esteja equipado com os motores Shenyang WS-15, que são projetados inteiramente na China – os motores WS-10B e WS-10C usados atualmente no J-20 são derivados de projetos russos.
Here’s already a first side profile available for comparison: On top prototype no. 2051 aka eventually J-20B and on the bottom the regular J-20A. pic.twitter.com/tFvLcQ7sGk
— @Rupprecht_A (@RupprechtDeino) December 23, 2022
Sempre comedidos em suas declarações, a fabricante do caça ou o governo chinês não se pronunciaram a respeito das modificações no J-20, que atualmente é a aeronave de combate mais avançada em serviço na China – que foi o segundo país no mundo a colocar em serviço um caça de quinta geração, depois dos EUA com o F-22 Raptor e o F-35 Lightning II.
Estima-se que hoje a Chengdu tem capacidade para produzir 35 exemplares do J-20 por ano e essa taxa deve aumentar continuamente até 2030. A despeito da falta de confirmação dos dados, a força aérea chinesa já pode ter mais de 200 unidades do caça furtivo em serviço.