Caça Gripen da força aérea sueca atinge 3.000 horas de voo

Modelo Gripen C serial number 39210, em serviço na Suécia desde 2005, é o primeiro do mundo a alcançar essa marca
(Forsvarsmakten)
O Gripen C “210” é utilizado pela força aérea sueca e a SAAB como avião de testes (Forsvarsmakten)

Um caça Saab JAS 39 Gripen C operado pela força aérea da Suécia alcançou na semana passada a marca de 3.000 horas de voo, o equivalente a 125 dias. O modelo com serial number 39210, em serviço no país escandinavo desde 2005, é o primeiro Gripen a atingir esse marco operacional.

O jato em questão é operado pelo Blekinge Flygflottilj F17 (frota aérea 17), baseado em Ronneby, no sul da Suécia. Para celebrar o feito, o caça recebeu uma pintura especial que faz referência ao número de horas que ele voou nos últimos 15 anos.

“É matemática simples calcular o que significa a boa disponibilidade e números de produção em média durante esses 15 anos. O avião é apenas um símbolo. É o trabalho incrível de todas as pessoas que tornaram isso possível. Todo o nosso pessoal profissional da F17, bem como nossos colegas da Força Aérea, das Forças Armadas e da Saab, que contribuíram para este marco”, celebrou Tommy Petersson, comandante do grupo F17.

O Gripen C 39210, chamado pelos militares suecos de “210”, é usado pela força aérea da Suécia e a Saab como uma aeronave de testes, embora ele tenha plena capacidade de combate. O modelo foi o primeiro da frota sueca a passar pela 15° inspeção de manutenção, realizada a cada 200 horas de voo.

“É muito raro nossos caças atingirem esse número de horas de voo. A razão pela qual o 210 acumulou tantas horas de voo é que a Saab deu ordens para priorizar voos com este aparelho para ver como ele consegue voar por tanto tempo. Nesse sentido, o 210 funcionou como uma aeronave de teste e, sem grandes incidentes, eles determinaram que o Gripen C simplesmente se mantém muito bem”, explicou Nicolaas Hoogstraten, gerente de operações do Gripen na força aérea sueca.

Até então, a única aeronave de combate da Suécia que havia alcançado essa marca foi um caça Saab JAS 37 Viggen, o antecessor do Gripen, que somou 3.100 horas de voo.

O Viggen voou com a força aérea sueca de 1971 até 2007, quando foi substituído pelo Gripen (Alan Wilson)

“O fato de termos alcançado esse marco é gratificante e um bom presságio para o futuro. Embora o Gripen E esteja chegando, o Gripen C continuará voando por um longo tempo na Força Aérea. Agora olhamos para o futuro e aguardamos o próximo marco, para também quebrar o recorde do Viggen” disse o comandante Petersson.

Segundo dados da Saab, a vida útil do Gripen é estimada em 8.000 horas ou cerca de 30 anos.

Além de proteger os céus da Suécia, os caças Gripen (modelos C e D) também voam com as forças aéreas da África do Sul, República Tcheca, Hungria e Tailândia. Outro operador da aeronave é a Empire Test Pilots’ School, escola britânica preparatória de pilotos de testes e engenheiros de voo.

Caças Gripen C e D da África do Sul sobrevoando o estádio Soccer City, em Joanesburgo (SAAB)

Como se sabe, o próximo cliente do Gripen será a Força Aérea Brasileira (FAB), que encomendou 36 aeronaves nas novas versões E (monoposto) e F (biposto). O primeiro aparelho destinado à FAB chega ao Brasil neste mês. A nova geração do jato militar da Saab também concorre nos programas de renovação de caças do Canadá, Finlândia e Suíça.

Veja mais: Novo caça da FAB, F-39 Gripen é pilotado por brasileiro pela primeira vez

 

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