O caça Gripen E, escolhido pela Força Aérea Brasileira (FAB) para assumir a defesa aérea do país, realizou o primeiro lançamento de teste de um míssil ar-ar Meteor, informou a Saab.
O Meteor, do tipo BVRAAM (Beyond Visual Range Air-to-Air Missile, ou Míssil Ar-Ar Além do Alcance Visual), é produzido pela MBDA e considerado um dos mais avançados da categoria.
“É muito bom concluirmos agora o primeiro teste de disparo com o Meteor do Gripen E. É um marco muito importante tanto para o programa quanto para a Saab. Isso mostra que a capacidade de armamento do Gripen está na vanguarda absoluta”, diz Mikael Olsson, chefe de teste e verificação de voo da Saab.
Veja também:
- FAB contará com os mais poderosos mísseis ar-ar da sua história
- Gripen contra todos: caça brasileiro será o mais poderoso da América do Sul
A Saab já havia transportado o Meteor no Gripen de nova geração em 2018, mas apenas agora realizou um teste de lançamento, na região Vidsel, no norte da Suécia.
O Meteor é um projeto que envolve vários parceiros no Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha e Suécia – a própria Saab fornece componentes para sua montagem final. O míssil é utilizado por caças como o Dassault Rafale e o Eurofighter Typhoon.
Dois lotes de Meteor já chegaram
Ao mesmo tempo em que encomendou o Gripen E/F, a FAB também selecionou armamentos avançados para o novo caça, do qual serão recebidos 40 aeronaves até o momento – há um segundo lote em negociação.
O Gripen brasileiro, designação F-39, também será equipado com o míssil ar-ar infravermelho de curto alcance Iris-T, com alcance de até 30 km.
Já em relação ao Meteor, a Força Aérea recebeu o segundo lote do míssil no final do ano passado. Um dos diferenciais do míssil de médio alcance é a propulsão “ramjet”, que permite manter alta velocidade em toda a sua trajetória, de até 200 km.