Caça invisível KAAN voando na FAB? É o que turcos esperam

Acordo entre Turkish Aerospace e Embraer poderia incluir produção da aeronave de 5ª geração, dizem especialistas no país
Caça de 5ª geração KAAN
Caça de 5ª geração KAAN (TAI)

O acordo entre a Embraer e a Turkish Aerospace Industries (TUSAŞ), assinado na semana passada na LAAD oficialmente envolve uma potencial colaboração na produção dos jatos comerciais E2, mas a imprensa turca enxerga a parceria mais longe.

As duas empresas poderão em tese se apoiar em projetos de defesa, onde atuam de forma complementar.

A Embraer tem atualmente o A-29 Super Tucano e o C-390 Millennium como destaques em seu portfólio de aeronaves militares, além de versões especiais para missões de reconhecimento e patrulha marítima em estudo.

A TUSAŞ, por sua vez, tem investido em aeronaves de combate avançadas, seja no treinador supersônico leve Hürjet ou no caça de 5ª geração KAAN.

C-390 para o Vietnã (Embraer)

É justamente o KAAN o alvo de especulações na imprensa da Turquia. Para alguns especialistas, a Embraer pode contribuir para o projeto graças à sua grande experiência industrial.

“A Embraer poderia encurtar os prazos de desenvolvimento ou aumentar a eficiência de produção”, disse o site Turkiye Today.

Segundo caça do Brasil?

O site também cita especialistas que enxergam uma possível variante do KAAN para o Brasil, produzida pela Embraer.

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A Força Aérea Brasileira (FAB) tem um contrato para 36 caças Gripen E/F com a Saab, dos quais oito foram entregues. O Aeronáutica pretende fechar um segundo lote de aeronaves, em uma contrapartida pela escolha do C-390 pela Força Aérea Sueca.

Pesaria a favor do KAAN, no entanto, a filosofia da FAB de contar com dois tipos de caça em seu inventário. Além do mais, trata-se de uma aeronave furtiva (invisível aos radares), capacidade que o Gripen não possui.

O 8º caça Gripen da FAB (Saab)

Por enquanto, o memorando de entendimento assinado irá estudar possíveis colaborações no fornecimento de componentes para as aeronaves da família E2 e, eventualmente, uma linha montagem do jato na Turquia.

As conversas para a venda do C-390 para a Força Aérea da Turquia, no entanto, mostram que a aproximação entre Embraer e a TUSAŞ pode realmente levar a planos mais ambiciosos.

 

 

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