Caça mais avançado da China, J-20 pode ter voado com novo motor

Jato de quinta geração da Chengdu foi supostamente flagrado equipado com o novo motor chinês Xian Aero Engine WS-15
O caça furtivo chinês J-20
O caça furtivo chinês J-20: temido nos EUA (Xinhua)

O caça Chengdu J-20, uma das aeronaves mais avançadas da China, pode ter realizado um voo equipado com o novo motor Xian Aero Engine WS-15 “Emei”, de acordo com informações divulgadas pela mídia social chinesa Weibo. Embora as evidências até o momento sejam baseadas em imagens de baixa qualidade, a surtida teria ocorrido em 29 de junho.

As imagens mostram um J-20 em primer amarelo decolando, com os pós-combustores em pleno funcionamento, enquanto comentários sugerem que a aeronave está equipada com o WS-15. No entanto, ainda não foram divulgadas imagens mais nítidas que revelem detalhes das pétalas de escape do motor, que são a principal forma de distinguir entre os J-20s movidos pelo WS-10 e os equipados com o motor russo Saturn AL-31FN.

Usuários da rede social chinesa indicaram que o novo motor pode ainda não possuir vetorização de empuxo, um recurso que muitos esperavam ver incorporado ao J-20 e uma das principais características dos caças de quinta geração. No entanto, especula-se que essa funcionalidade possa ser adicionada posteriormente pelos engenheiros de defesa chineses.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A despeito da falta de informações detalhadas sobre o WS-15, acredita-se que este seja o motor definitivo para o J-20. Estimativas sugerem que ele pode fornecer um empuxo máximo de 18,4 toneladas (180kN), representando um aumento considerável em relação às 15 toneladas do WS-10. O motor da Xian está em desenvolvimento desde 2006.

Imagem de baixa qualidade do J-20 supostamente equipado com o novo motor WS15 (Weibo)

O aumento de potência proporcionado pelo WS-15 é visto como um aprimoramento significativo para a capacidade de manobra do J-20 e pode até permitir que a aeronave alcance velocidades supersônicas sem a necessidade de utilizar os pós-combustores. Além disso, espera-se que o motor ofereça uma capacidade aprimorada de produção elétrica, que será utilizada para alimentar sistemas de sensores avançados e auxiliar no resfriamento da aeronave.

Embora a China tenha mantido sigilo em torno do voo de estreia com o WS-15, fica claro que o desenvolvimento e a produção desse motor são prioridades para o setor aeroespacial chinês. Em março, surgiram imagens nas redes sociais que indicavam que a produção do WS-15 havia começado na Aero Engine Corporation da China.

O J-20 está em operação na força aérea chinesa desde 2017 (Youtube)

O relatório anual sobre as forças armadas da China, divulgado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em novembro de 2022, já mencionava que os J-20 de produção estavam sendo equipados com o motor WS-10. O relatório também destacava que os esforços estavam em andamento para fornecer ao caça da Chengdu vetorização de empuxo e equipá-lo com o mais potente WS-15.

O avanço no desenvolvimento do motor WS-15 para o caça Chengdu J-20 representa mais um passo significativo na busca da China por uma capacidade aérea cada vez mais avançada e em linha com as principais potências militares do mundo.

Total
0
Shares
Previous Post

Arrendador CDB Aviation teria pedido devolução de jatos Embraer da Amaszonas

Next Post

Exposição no Rio de Janeiro celebra os 150 anos de Alberto Santos Dumont

Related Posts
Total
0
Share