Um caça Dassault Rafae da força aérea da França atingiu uma linha de transmissão elétrica cortando o fornecimento de energia numa vila ao sul do país e causando um incêndio.
O incidente aconteceu na tarde de quarta-feira (17) na pequena aldeia de Le Castellet, que permaneceu cerca de duas horas sem eletricidade. A queda dos cabos causou um incêndio que foi rapidamente controlado.
A aeronave realizava um voo de treinamento de baixa altitude acompanhado de outro caça do mesmo tipo.
“Foi tão baixo que fez um barulho infernal, então olhei para cima e vi o segundo avião”, disse o prefeito da vila, Benoît Gouin, ao noticiário local France Bleu, que dirigia no momento do incidente.
Mais adiante na estrada, ele diz que encontrou cabos elétricos rompidos no chão: “Um dos aviões atingiu a linha e a cortou. Chamei imediatamente os serviços de emergência e a equipe da empresa de eletricidade.”
A força aérea francesa classificou o ocorrido como um “incidente raro” e disse que já iniciou uma investigação para apurar episódio.
“Não houve vítimas. Este incidente durante o voo forçou o piloto da aeronave a pousar com segurança às 14:11 na base aérea de Orange”, disse um porta-voz da Força Aérea francesa ao jornal La Provence, acrescentando que “este incidente é extremamente raro”.
Veja mais: Conheça os jatos de combate que já voaram com a FAB