Caça ‘stealth’ russo Sukhoi Su-57 poderá ter versão de dois lugares

Emprea United Aircraft Corporation registrou desenhos industriais da variante em instituto de patentes e pode transformar aeronave uma plataforma aérea de controle de drones
O Ministério da Defesa russo encomendou 76 caças Su-57; jatos serão entregues até 2028 (UAC)
Caça Su-57 (UAC)

O caça Sukhoi Su-57, o primeiro de 5ª geração da Rússia e com capacidade de não ser detectado por radares, pode ter uma versão de dois assentos no futuro. A United Aircraft Corporation, empresaque controla a fabricante, registrou os desenhos industriais da versão no instituto de patentes do país recentemente.

De acordo com o site Izvestia, o Su-57 de dois lugares poderá assumir três tipos de missão: treinamento avançado, ataque e ser uma plataforma aérea de controle de drones pesados.

A despeito da cabine maior e mais alta, a UAC deverá preservar a capacidade furtiva da aeronave, que também receberá tanques extras de combustível para oferecer um alcance 10% maior que o do modelo monoposto.

Os desenhos de patentes (FIIP)

Uma característica esperada do projeto será a instalação de controles duplicados de pilotagem, permitindo que o Su-57 possa ser comandado por ambos os ocupantes.

O site russo, no entanto, considerou o Su-57 como o primeiro caça de 5ª geração a ter dois assentos, porém, ignorou a existência de uma variante de dois lugares do chinês Chendgu J-20.

Caça J-20 com dois lugares (Reprodução)

No Ocidente, no entanto, caças stealth são produzidos apenas com um lugar porque existem simuladores avançados que proporcionam condições para que os pilotos assimilem os ensinamentos antes do voo solo.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Esse conceito é empregado no F-22 Raptor, o primeiro caça furtivo do mundo, e também no F-35 Lightining II, ambos da Lockheed Martin.

O argumento de que há muitas tarefas a bordo para que o piloto possa conciliar a pilotagem com os aspectos da missão também cai por terra por conta do alto nível de automação das aeronaves ocidentais, o que reduz a carga de trabalho.

CAça Su-30 de dois lugares (Natalie/CC)

Tradição russa

O desenvolvimento de versões de dois assentos têm sido praxe nas aeronaves de combate russas. Sejam como treinadores ou aviões de ataque, caças como o MiG-29 e Su-27 contam com essas variantes em operação.

A UAC também já estuda uma modelo com dois assentos do caça monomotor Su-75 “Checkmate”, que ainda está na fase de construção dos primeiros protótipos monopostos.

Total
0
Shares
Previous Post
737 MAX 10 está atrasado

Boeing 737 MAX 10 ganha luz verde para início dos voos de certificação

Next Post

Lula terá encontro com suecos nesta quinta-feira para tratar da venda do KC-390

Related Posts
Total
0
Share