O caça Sukhoi Su-57, o primeiro de 5ª geração da Rússia e com capacidade de não ser detectado por radares, pode ter uma versão de dois assentos no futuro. A United Aircraft Corporation, empresaque controla a fabricante, registrou os desenhos industriais da versão no instituto de patentes do país recentemente.
De acordo com o site Izvestia, o Su-57 de dois lugares poderá assumir três tipos de missão: treinamento avançado, ataque e ser uma plataforma aérea de controle de drones pesados.
A despeito da cabine maior e mais alta, a UAC deverá preservar a capacidade furtiva da aeronave, que também receberá tanques extras de combustível para oferecer um alcance 10% maior que o do modelo monoposto.
Uma característica esperada do projeto será a instalação de controles duplicados de pilotagem, permitindo que o Su-57 possa ser comandado por ambos os ocupantes.
O site russo, no entanto, considerou o Su-57 como o primeiro caça de 5ª geração a ter dois assentos, porém, ignorou a existência de uma variante de dois lugares do chinês Chendgu J-20.
No Ocidente, no entanto, caças stealth são produzidos apenas com um lugar porque existem simuladores avançados que proporcionam condições para que os pilotos assimilem os ensinamentos antes do voo solo.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Esse conceito é empregado no F-22 Raptor, o primeiro caça furtivo do mundo, e também no F-35 Lightining II, ambos da Lockheed Martin.
O argumento de que há muitas tarefas a bordo para que o piloto possa conciliar a pilotagem com os aspectos da missão também cai por terra por conta do alto nível de automação das aeronaves ocidentais, o que reduz a carga de trabalho.
Tradição russa
O desenvolvimento de versões de dois assentos têm sido praxe nas aeronaves de combate russas. Sejam como treinadores ou aviões de ataque, caças como o MiG-29 e Su-27 contam com essas variantes em operação.
A UAC também já estuda uma modelo com dois assentos do caça monomotor Su-75 “Checkmate”, que ainda está na fase de construção dos primeiros protótipos monopostos.