A United Aircraft Corportation (UAC), estatal que controla as principais de aeronaves da Rússia, revelou nesta terça-feira, 25, que uma versão aprimorada do caça Sukhoi Su-57 realizou seu primeiro voo em 21 de outubro. A aeronave de 5ª geração decolou do campo de testes de Gromov para um voo de 56 minutos, disse a empresa em uma nota curta.
A UAC não detalhou as melhorias no caça furtivo, apenas alegou que a aeronave “está testando um conjunto de equipamentos de bordo com funcionalidade estendida, suporte inteligente à tripulação e possibilidade de uso de uma ampla gama de novos tipos de armas”. O Su-57 atualizado também está preparado para ser equipado com o novo motor Izdeliye 30, sugeriu a UAC.
O caça conhecido como Felon entrou em produção há pouco tempo atrás após um desenvolvimento longo e problemático. A UAC pretende entregar quatro aeronaves para a Força Aérea da Rússia neste ano, como parte de uma encomenda de 76 jatos supersônicos.
O voo da nova versão do Su-57 ocorre cerca de uma semana após relatos não confirmados de que o novo caça teria feito seu batismo de fogo. Blogs russos atribuíram ao Su-57 o lançamento de um míssil R-37M que teria derrubado um Su-27 da Ucrânia na região de Poltava em 13 de outubro, mas não houve qualquer prova do fato até o momento.