Dias após Denis Manturov, Ministro da Indústria e Comércio da Rússia, confirmar que o caça Su-75 Checkmate teve seu primeiro voo adiado para 2024, Yury Slyusar, CEO da United Aircraft Corporation, revelou que a nova aeronave terá quatro protótipos fabricados.
Projetado pela Sukhoi, também criadora do Su-57 Felon, o Checkmate é um caça monomotor com formas furtivas e equipamentos que são capazes de torná-lo “invisível” aos radares, por isso considerado de 5ª geração.
O jato supersônico foi apresentado na MAKS 2021 como um produto de exportação já que a Força Aérea da Rússia havia definido anos atrás que só operaria caças bimotores. No entanto, diante dos desafios impostos ao país após a invasão da Ucrânia, é praticamente certo que o Su-75 será adicionado à frota russa.
De acordo com Slyusar, a Sukhoi trabalha na montagem dos dois primeiros aviões de testes. “Usamos tecnologias avançadas de supercomputadores no projeto Checkmate, o que nos permite reduzir substancialmente o prazo de construção do protótipo e iniciar os testes de voo já em 2024. Agora foram lançados os preparativos para a produção de dois protótipos. Planejamos construir quatro protótipos”, disse o executivo à agência TASS.
A UAC também trabalha numa variante não tripulada, que está nos estágios iniciais de projeto.
Rival do F-35 e do Gripen
Segundo a empresa, o Su-75 voará a Mach 1.8, terá um alcance operacional de 3.000 km e capacidade para transportar até 7 toneladas de armamentos, ao menos parte dela em um compartimento interno.
A Rússia aposta na aeronave como ponto de início de um nova metodologia de projeto e desenvolvimento, com uso de ferramentas virtuais e configuração de arquitetura aberta, que permitirá atualizações de aviônicos com maior frequência.
O Checkmate deverá ser um concorrente para o Lockheed Martin F-35 e para o Saab Gripen E/F.
Sou GRIPEN e não abro!! rsrsr