O novo caça furtivo russo Sukhoi Checkmate deve contar com motor equipado com bocal de exaustão vetorável, afirmaram fontes do site Ria Novosti. A aeronave de combate de 5ª geração foi revelada em julho de 2021 durante o show aéreo MAKS como um projeto focado em exportação.
Por conta disso, o Checkmate só é equipado com um motor com pós-combustor, configuração que a Força Aérea da Rússia passou a não aceitar anos atrás, embora uma futura encomenda do novo avião não esteja descartada.
Segundo o site, o bocal de exaustão originalmente se moveria apenas na vertical, mas patentes registradas na Rússia mostram um dispositivo que se move em todas as direções. A configuração permitirá ao caça maior manobrabilidade, além de um desempenho de pouso e decolagem mais eficiente.
Esse tipo de equipamento é usado em outros caças russos como o Sukhoi Su-30M e Su-57, do qual o Checkmate aproveita vários componentes.
Novo motor a caminho
Já o site Aviation 21 aponta que o caça, que pode receber a designação Su-75, terá também um novo motor no futuro. Atualmente, acredita-se que o jato supersônico sejá equipado com o turbofan AL-41F1, utilizado pelo Su-57, por economia de custo.
Ao que tudo indica, no entanto, também o Checkmate passará a contar com o motor Izdelie 30, um projeto criado do zero e que vem sendo testado há alguns anos com a promessa de ser mais potente, leve e com conceito mais moderno.
Em maio, a Rostec, estatal de tecnologia russa, afirmou que o novo caça deve entrar em produção apenas em 2027.