Caça Sukhoi Su-57 fez escala no Irã pela primeira vez

Jato de combate reabasteceu em base aérea do país quando voltava da Aero Expo 2025, na Índia
Caça Su-57 russo taxia no Irã (Reprodução)
Caça Su-57 russo taxia no Irã (Reprodução)

A presença de caças Sukhoi no Irã é especulada há muito tempo e pela primeira vez ocorreu com um jato furtivo Su-57.

Mas nesse caso tratou-se de uma escala técnica de um caça de demonstração, que pousou na Base Aérea de Bandar Abbas, no Irã.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Um vídeo mostra a aeronave de número 054 ao lado de um cargueiro Ilyushin Il-76 da Gelix Airlines, taxiando para decolagem.

Segundo relatos, o Su-57 fez uma escala técnica para abastecimento quando retornava para a Rússia após participar da Aero Expo 2025, em Bangalore, sul da Índia.

No entanto, após decolar, o jato de combate teria sofrido um problema em um dos motores e retornado para Bandar Abbas, para logo voltar a decolar e seguir para a Rússia.

Caças Su-35E

A escala técnica no Irã pode ser uma consequência da queda do governo do ditador Bashar al-Assad na Síria, país onde a Rússia normalmente usava como base  para suas aeronaves militares em traslado.

O Irã tem sido um dos mais próximos aliados do governo Putin, fornecendo drones que foram usados em ataques à Ucrânia, no início do conflito em 2022.

Caça Su-35 que deveria ter sido entregue ao Egito
Caça Su-35 que deveria ter sido entregue ao Egito

A Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF) afirmou recentemente ter fechado um acordo para receber caças Sukhoi Su-35E, alguns deles que teriam sido entregues no final do ano passado, segundo rumores.

O Su-57 054 é uma aeronave de pré-produção usada pela United Aircraft Corporation (UAC) para exibições para potenciais clientes e shows aéreos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Um A400M da Força Aérea da Alemanha

Concorrente grandão do C-390, turboélice A400M deu novo prejuízo à Airbus

Related Posts