A presença de caças Sukhoi no Irã é especulada há muito tempo e pela primeira vez ocorreu com um jato furtivo Su-57.
Mas nesse caso tratou-se de uma escala técnica de um caça de demonstração, que pousou na Base Aérea de Bandar Abbas, no Irã.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Um vídeo mostra a aeronave de número 054 ao lado de um cargueiro Ilyushin Il-76 da Gelix Airlines, taxiando para decolagem.
#Breaking: The Su-57 prototype, which was en route from #India to #Russia after participating in #AeroIndia2025, remains grounded at the 9th Tactical Fighter Base of the #Iranian Air Force. The aircraft encountered an engine failure yesterday, followed by another technical issue… pic.twitter.com/StKYUFoWg5
— Babak Taghvaee – The Crisis Watch (@BabakTaghvaee1) February 21, 2025
Segundo relatos, o Su-57 fez uma escala técnica para abastecimento quando retornava para a Rússia após participar da Aero Expo 2025, em Bangalore, sul da Índia.
No entanto, após decolar, o jato de combate teria sofrido um problema em um dos motores e retornado para Bandar Abbas, para logo voltar a decolar e seguir para a Rússia.
Caças Su-35E
A escala técnica no Irã pode ser uma consequência da queda do governo do ditador Bashar al-Assad na Síria, país onde a Rússia normalmente usava como base para suas aeronaves militares em traslado.
O Irã tem sido um dos mais próximos aliados do governo Putin, fornecendo drones que foram usados em ataques à Ucrânia, no início do conflito em 2022.

A Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF) afirmou recentemente ter fechado um acordo para receber caças Sukhoi Su-35E, alguns deles que teriam sido entregues no final do ano passado, segundo rumores.
O Su-57 054 é uma aeronave de pré-produção usada pela United Aircraft Corporation (UAC) para exibições para potenciais clientes e shows aéreos.