O KF-21 Boramae, novo caça da Coreia do Sul, atingiu mais um marco importante nesta segunda-feira, 20, quando o protótipo 004 realizou seu primeiro voo.
A novidade é que o jato supersônico é uma versão de dois assentos, a contrário dos três aviões de teste anteriores.
Imagens do KF-21 decolando e em voo foram compartilhadas em redes sociais enquanto a própria fabricante, a Korean Aerospace Industries (KAI), ainda não havia se pronunciado sobre o feito.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O voo inaugural do KF-21 de dois lugares ocorre apenas sete meses após o primeiro protótipo decolar ter decolado, em julho de 2022.
O protótipo 004 já estava em fase adiantada de montagem em jundo do ano passado, mas a KAI preferiu realizar antes os voos dos protótipos de um assento 002 e 003.
O KF-21 Boramae é um caça de geração 4,5, ou seja, possui algumas características furtivas, mas não se enquadra nessa categoria, onde estão jatos como o F-22, F-35, J-20 e Su-75.
Apesar disso, é um caça com ótimo potencial já que possui uma arquitetura flexível, capaz de receber atualizações com rapidez.
A meta da KAI é colocar o KF-21 em serviço a partir de 2028. Ele será operado pela Força Aérea da República da Coreia do Sul (ROKAF) e também pela Indonésia, que é parceira no projeto.