A Força Aérea dos EUA (USAF) perdeu o receio de esconder seus F-117A reativados. Os jatos stealth, retirados de serviço oficialmente em 2008, estariam sendo usados como aviões agressores para aprimorar o treinamento de pilotos de defesa aérea.
No entanto, a USAF não reconheceu até hoje a volta das aeronaves furtivas. A falta de transparência tem causado situações surreais, com avistamentos de alguns Nighthawk em voo, sobretudo na Califórnia.
Mas nesta terça-feira (14) dois F-117A perderam a timidez ao aparecer ao lado de caças F-15 no Aeroporto Internacional Fresno Yosemite, próximo à San Francisco.
Com marcações na cauda “TR”, as duas aeronaves foram filmadas bem de perto pelo entuasiasta de aviação Randy Bugni, que postou seu vídeo no Youtube.
Sabe-se que um dos jatos tem o número de série 88-0841 enquanto o outro F-117A pode ser o 84-0828. Eles estariam baseados em Tonopah, na 49ª Ala de Caças, provavelmente lotados no 4550º Grupo de Caças (há um emblema na lateral dos aviões que sugere isso, segundo observadores no exterior).
O site The Aviationist afirmou que um dos F-117A estaria sem a cobertura anti-radar, o que explicaria o motivo dos dois aviões da Lockheed Martin estarem em visita a uma ala da Guarda Aérea Nacional, responsável por parte da defesa aérea do país.
De acordo com relatos anteriores, a USAF reativou alguns F-117A para serem usados como aviões furtivos inimigos, diante do surgimento de caças de 5ª geração na China (J-20) e Rússia (Su-57).
Não se sabe ao certo quantos Nighthawk foram reintegrados ao serviço ativo, mas a Força Aérea armazenou cerca de 50 aviões dos 59 recebidos da Lockheed.