A governo dos EUA confirmou nesta quarta-feira, 10, que os primeiros caças Lockheed Martin F-16 da Holanda e Dinamarca já estão sendo enviados para a Ucrânia.
“Nós, os co-líderes da Coligação de Capacidade da Força Aérea para a Ucrânia, temos trabalhado para fornecer caças F-16 operacionais à Ucrânia”, disse a Casa Branca.
Os Estados Unidos prometeram que as aeronaves de combate serão operacionais até setembro, mas se negaram a fornecer mais detalhes sobre quantos aviões estão sendo entregues, nem onde eles ficarão baseados “devido a questões de segurança operacional.”
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Estamos gratos à Bélgica e à Noruega por se comprometerem a fornecer mais aeronaves, e aos outros membros da Coligação de Capacidade da Força Aérea pelo seu apoio”, acrescentou o comunicado.
Em evento paralelo à cupula da OTAN em Washington, o secretário de estado Anthony Blinken confirmou o envio dos F-16 e anunciou para os próximos dias um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia.
São esperados os repasses de cerca de 80 caças embora o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskiy negocie ao menos 145 aeronaves.
A Holanda deverá repassar 24 jatos, a Dinamarca, 19, a Noruega outros seis e a Bélgica, 30 aeronaves.
AS URNAS FUNERÁRIAS VOADORAS, DOS UCRANIANOS, A CAMINHO!
NESTA GUERRA, O USA E SEUS ALIADOS, RESOLVERAM SE LIVRAR DE UM MONTE DE SUCATAS! POBRE ZELENSKIY!
REQUIEM PARA OS VALOROSOS UCRANIANOS!
kkkkk… de onde eles vão decolar!???