O Governo do Canadá confirmou hoje (25) a assinatura de um contrato com a Airbus Defense and Space para adquirir quatro aeronaves recém-construídas A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT), versão militar do jato comercial A330-200 modificado para missões de transporte e reabastecimento aéreo. Fora a aquisição dos novos aviões, o país da América do Norte também contratou o fabricante europeu para converter outros cinco modelos do tipo para o padrão MRTT.
De acordo com a Airbus, o contrato com o governo canadense tem um valor em torno de 3 bilhões de dólares canadenses (excluindo impostos), o equivalente a R$ 11 bilhões na cotação atual.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Com entregas programadas para 2027, a nova frota de A330 MRTT substituirá os antigos CC-150 Polaris (versão MRTT do Airbus A310) da Força Aérea Real Canadense (RCAF, na sigla em inglês). Os Polaris são empregados atualmente pela RCAF em operações de reabastecimento aéreo, transporte militar de pessoal e carga, evacuações aeromédicas e deslocamentos de funcionários de autoridades do Canadá.
“Como o avião-tanque multimissão mais avançado do mundo, o A330 MRTT atende perfeitamente às necessidades do Canadá de proteger sua soberania, bem como aprimorar as operações tanto no Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) quanto na OTAN”, disse Mike Schoellhorn, diretor executivo da Airbus Defence and Space.
Segundo o fabricante, os A330 MRTT destinados ao Canadá serão equipados com mangueiras e drogue e uma lança de transferência de combustível em voo, além de sistemas de segurança cibernética e contramedidas. A RCAF também vai receber dois kits Airbus Medical Evacuation, com recursos para missões de evacuação aeromédica.
Após um processo de aquisição aberto, em abril de 2021, a Airbus foi selecionada como o único fornecedor qualificado para a substituição dos CC-150 da RCAF. No começo da disputa, outra opção avaliada pelos canadenses foi o Boeing KC-46A Pegasus (baseado no Boeing 767).
O força aérea do Canadá será o 15º cliente do A330 MRTT, que soma 76 pedidos.