Cargueiro A400M bateu novo recorde ao voar sem parar da Inglaterra até Guam

Jornada de 12.800 km exigiu que o A400M da RAF fosse reabastecido em voo três vezes
A400M Atlas da RAF voou sem escalas da Inglaterra até a ilha de Guam (RAF)

Um cargueiro tático Airbus A400M Atlas da Força Aérea do Reino Unido (RAF) estabeleceu um novo recorde ao realizar o voo mais longo para uma aeronave desse tipo. A jornada ocorreu entre a Base Aérea de Brize Norton, na Inglaterra, e a ilha de Guam, no Oceano Pacífico.

O Esquadrão 10/101 da RAF foi responsável por conduzir essa missão inédita, partindo do Reino Unido em 3 de julho e permanecendo no ar por incríveis 20 horas e 36 minutos até alcançar o território ultramarino dos Estados Unidos. O quadrimotor percorreu um total de 12.800 km.

Durante a viagem, o A400M foi reabastecido em voo três vezes: o primeiro foi realizado por um avião-tanque Voyager do Esquadrão 10/101 que partiu com o Atlas do Reino Unido e o segundo e o terceiro reabastecimentos foram executados sobre o Polo Norte e o Oceano Pacífico por um segundo Voyager que decolou do Alasca.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

 

O longo voo do cargueiro foi realizado no contexto do exercício militar “Mobility Guardian”, que consistiu em avaliar a capacidade da RAF em desdobramentos de longa distância. A aeronave voou até Guam para participar de um treinamento militar conjunto com as forças armadas dos EUA, Austrália, Canadá, França, Japão e Nova Zelândia.

A400M fotografado da janela de um avião-tanque Voyager da RAF (RAF)

“O voo sem escalas do A400M para Guam é um grande exemplo de nossa capacidade de projetar poder aéreo, permitindo-nos levar aeronaves, tripulações e equipamentos vitais para o outro lado do mundo em tempo hábil e para que possam operar imediatamente”, comentou o Comodoro do Ar Anthony Lyle, Comandante da Força de Mobilidade Aérea da RAF.

Total
0
Shares
Previous Post

Sem opção com a Boeing, Icelandair escolhe o Airbus A321XLR para o lugar dos 757

Next Post

Com 17 aeronaves comerciais entregues, Embraer teve melhor 2º trimestre desde 2019

Related Posts
Total
0
Share