Um vídeo postado em redes sociais da China e depois compartilhado no Twitter chamou a atenção de entusiastas da aviação nesta semana. A filmagem mostra um cargueiro chinês Xian Y-20 Kunpeng configurado para testes de voo equipado com um motor diferente sob uma das asas. O local e a data em que o vídeo foi captado permanecem incógnitos. O propulsor, por outro lado, é conhecido.
Trata-se do turbofan CJ-1000A da AVIC Commercial Aircraft Engine Corporation (ACAE), que projeta o equipamento para o jato comercial chinês C919 da COMAC.
Está também foi a primeira vez que o quadrimotor da Xian foi flagrado sendo utilizado como plataforma aérea de testes de motor. Nas imagens, o novo motor da AVIC aparece instalado no pilone da estação nº 2 na asa esquerda do Y-20, que é o maior avião desenvolvido na China até hoje – o aparelho entrou em serviço com a força aérea chinesa em 2016.
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国産エンジンであるCJ-1000Aの空中飛行試験を行うY-20空中飛行試験機型。
(video by/@ WHXL子涵) pic.twitter.com/g9Bf0RHhfG— お砂糖wsnbn (@sugar_wsnbn) March 24, 2023
Acionado pela primeira vez em maio de 2018, o turbofan de alta razão CJ-1000A é preparado para gerar cerca 25.000 libras de empuxo. O motor nativo é projetado na China como uma alternativa ao CFM International Leap-1C, importado dos Estados Unidos, que é empregado atualmente no C919.
O desenvolvimento do CJ-1000A é uma prioridade da indústria aeronáutica chinesa, que busca reduzir – e quem sabe anular completamente – sua dependência de fornecedores do Ocidente.
Ao contrário dos aviões militares produzidos na China, que têm um elevado nível de componentes produzidos localmente, o setor de aviação comercial do país ainda depende fortemente de itens importados, sobretudo motores e sistemas aviônicos.