‘Cargueiro de ocasião’ da Azul, E195 pode levar 15 toneladas de carga

Modelo E195 adaptado pode transportar até 15 toneladas de carga; Azul prepara mais três aparelhos
Primeiro do mundo: Embraer E195 Classe F da Azul comporta 15 toneladas de carga (Azul)

Divisão de cargas da companhia Azul Linhas Aéreas, a Azul Cargo apresentou na última semana a primeira aeronave Classe F do mundo, baseada no jato de passageiros Embraer E195. Segundo a empresa, o modelo modificado pode transportar até 15 toneladas de carga.

A denominação Classe F indica que a aeronave é certificada para transportar cargas na cabine que antes servia ao transporte de passageiros. Não só isso, os volumes devem ser armazenados em contêineres resistentes ao calor e fogo e o interior do avião possui câmeras térmicas.

O projeto de transformação do E195 Classe F foi desenvolvido por equipes de engenharia da Azul e a adaptação da aeronave ficou a cargo da LHColus Tecnologia. Ao todo, o protótipo executou 12 testes de conceito, oito ensaios de barreira contra incêndio em solo e um voo de certificação com técnicos da ANAC. O modelo foi certificado para o uso comercial no começo de fevereiro e pode ser revertido para passageiros em pouco tempo.

“Ao longo das próximas semanas teremos 4 aeronaves E195 com essa nova configuração. Essas aeronaves trazem ainda mais flexibilidade para fortalecer a nossa malha e expandir os negócios logísticos para todo o país”, revelou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo.

Cabine do E195 Classe F da Azul; modificação pode ser feita em apenas cinco dias (Azul)

Em função da pandemia de Covid-19, empresas aéreas brasileiras já estavam autorizadas pela ANAC, em caráter excepcional e temporário, a transportar cargas na cabine de aviões de passageiros. A configuração Classe F, por outro lado, gera um Certificado Suplementar de Tipo permanente e possibilidade o embarque de cargas mais volumosas.

Em resposta ao Airway, a Azul informou que o embarque de cargas na cabine é limitado pelas dimensões das portas da aeronave, concebida originalmente para receber passageiros. Segundo a companhia, o avião comporta a entrada de volumes com 1,10 metro de altura, 0,50 m de largura e 0,84 de comprimento.

Aeronave E195 Azul B737-800BCF A321P2F ATR 72-600F
Comprimento 38,65 m 38 m 44,51 m 27,17 m
Carga paga máxima 15.000 kg 20.768 kg 27.000 kg 9.200 kg
Peso máximo de decolagem 50790 kg 79.000 kg 93.500 kg 23.000 kg
Range 3200 km 4.760 km 3.800 km 1.667 km
Relação carga paga vs peso máximo 29,5% 26,3% 28,9% 40,0%
Fonte: Azul, Boeing, Airbus e ATR

“Mantivemos os overhead bins instalados para garantir a versatilidade e maior velocidade nas reversões e configurações cargo para passageiro e passageiro para cargo. Estas reversões podem ser realizadas em um prazo de até cinco dias. Além disso, os bins são excelentes opções de compartimento para a acomodação de pequenos volumes/pacotes unitizados”, acrescentou a Azul.

Capacidade elevada

A conversão rápida desenvolvida pela Azul e sua parceira impressiona pela grande capacidade de carga paga. Com 15 toneladas a bordo, o E195 tem um peso máximo de decolagem de 50,8 toneladas, ou seja, uma proporção de 29,5% de carga útil.

Como comparação, o A321P2F, aeronave cargueira convertida de modelos de passageiros, pode transportar 27 toneladas para um peso máximo de decolagem de 93,5 toneladas (28,9%). Ou seja, o jato da Embraer leva mais carga proporcionalmente que o Airbus e numa distância significativa, de 3.200 km contra 3.800 km do modelo europeu, bem maior.

As restrições do projeto são inerentes à impossibilidade de transporte de containers padrão já que o jato não recebeu uma porta de carga nem reforço do piso, intervenções bem mais custosas e que impediriam sua reconversão para passageiros.

Nesse sentido, a Embraer estuda um programa de conversão mais agressivo, nos moldes do que fazem a Airbus e a Boeing e que deve dar origem a um cargueiro com capacidade para 14 toneladas de carga paga e um alcance de 2.000 milhas náuticas (3.700 km).

A Embraer estuda um programa de conversão definitiva dos E-Jets (Embraer)

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