A Embraer está de posse das três certificações de tipo mais importantes para o cargueiro E190F. Na semana passada, a EASA (Agência de Aviação Civil da Europa) aprovou a operação da aeronave convertida para transportar carga.
O jato cargueiro havia sido certificado pela ANAC brasileira em julho, num processo bastante veloz. O aval da Federal Aviation Administration (FAA), agência de aviação civil dos EUA, ocorreu em outubro.
Como é uma adaptação da versão original de transporte de passageiros, o E190F não necessitou de uma documentação nova. Por isso, a autoridade europeia apenas atualizou as informações originais emitidas em março de 2003.
Como diz a nota 8 do documento atualizado, “o ERJ 190-100 IGW pós-MOD SB 190-25-0270 não constitui um novo modelo e pode ser referido na literatura de marketing como ‘EMBRAER 190F’, E190F’, ‘E-Freighter’.”
A EASA, no entanto, informou que o E190F precisa de um sistema de carregamento de carga instalado, mas que não está incluído na certificação atual.
O programa E-Freighter foi lançado pela Embraer em 2022 com o objetivo de converter os modelos E190 e E195 para levar 13.150 kg e 14.300, respectivamente.
O E195 ainda está em fase de desenvolvimento.