Depois de ser
certificado em julho deste ano no Brasil pela
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o E-Freighter E190F, jato
de passageiros da Embraer convertido para cargueiro, recebeu luz
verde da FAA, sigla em inglês para Administração Federal de Aviação
dos Estados Unidos. A aprovação do órgão aconteceu em setembro.
“A certificação da FAA é um marco importante do nosso programa de
conversão para jatos cargueiros e estamos entusiasmados com a
entrada nesse mercado. Trabalharemos para atender a necessidade
global por entregas mais ágeis, tanto em áreas metropolitanas
quanto nas demais regiões”, disse Martyn Holmes, Diretor Comercial
da Embraer Aviação Comercial.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Contando com a presença internacional dos E-Jets nos Estados
Unidos e em outros países, ofereceremos soluções otimizadas aos
nossos clientes em um mundo conectado”, completa o executivo. Ainda
falta a certificação da Agência Europeia para a Segurança da
Aviação (EASA), prevista para acontecer até o fim do ano.
Jatos convertidos como o E-Freighter são uma alternativa de
substituição de aeronaves mais antigas e menos eficientes, como os
turboélices de carga. O acréscimo em capacidade de carga chega a
40%, enquanto que o alcance é até três vezes maior. Já em
comparação a aeronaves narrowbodies, os custos de operação
são 30% menores, diz a fabricante.
No Embraer, a conversão e o sistema de carregamento de carga
foram desenvolvidos pela U.S. Cargo Systems. Somados, os
compartimentos de carga inferior e superior do jato brasileiro
oferecem uma carga útil estrutural máxima de 13.150 kg.
O programa Embraer E190F foi lançado em maio de 2022 de olho nas
operações do e-commerce, que demandam uma maior agilidade e
entregas descentralizadas.
O primeiro voo do E-Freighter aconteceu em abril deste
ano e a primeira aparição pública três meses depois,
durante o Farnborough Airshow, na Inglaterra.