Dois cargueiros Airbus A400M Atlas da Força Aérea Turca que estavam presos na Ucrânia finalmente voltaram para casa. As aeronaves decolaram na tarde de terça-feira (20) do Aeroporto Internacional de Boryspil, em Kiev, onde estavam estacionadas desde o dia 24 de fevereiro deste ano, quando a Rússia iniciou a invasão do território ucraniano.
A movimentação das aeronaves foi acompanhada pelo Flightradar24, mas só depois que elas estavam próximas de cruzarem a fronteira da Ucrânia com a Romênia. Antes disso, os aviões mantiveram os transponders desligados. A chegada dos cargueiros à Turquia se deu pela base aérea de Kayseri, na região central do país.
Segundo o ministério da defesa turco, os dois A400M foram enviados à Ucrânia em fevereiro para entregar suprimentos humanitários. Em seguida, a dupla deveria retornar à Turquia com cidadãos turcos. No entanto, com espaço aéreo ucraniano fechado em decorrência do conflito, os aviões ficaram presos por quase 10 meses no aeroporto de Kiev, enquanto os tripulantes encontraram refúgio na embaixada turca na capital ucraniana.
O retorno seguro do cargueiros vinha sendo discutido há meses entre o presidente turco Recep Erdogan e o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky. No entanto, uma missão desse porte só foi possível com o aval da Rússia.
Na volta para a casa, os tripulantes dos A400M foram recepcionados pelo ministro da defesa turco, Hulusi Akar, que durante seu discurso recebeu uma ligação de Erdogan e abriu o áudio da conversa no microfone.
Cumhurbaşkanımız Sn. Erdoğan, Ukrayna’dan dönen uçak personelimize “Hoş geldiniz” diyerek “Bu sıkıntılı anda uçaklarımızı alıp getirdiniz. Bundan dolayı sizleri milletim adına tebrik ediyorum” dedi. Bakan Hulusi Akar da pilotları, bakım personelini ve emeği geçenleri tebrik etti. pic.twitter.com/RcwS2nZFLT
— T.C. Millî Savunma Bakanlığı (@tcsavunma) December 21, 2022
“Estamos satisfeitos com o retorno de nosso pessoal e dos aviões que estávamos esperando há muito tempo na Ucrânia. Agradeço à Ucrânia e à Rússia em nome de minha nação. Agradeço a todo o pessoal que trouxe nossos aviões de volta nesses tempos difíceis”, comemorou o presidente turco.