Cargueiros em alta: Boeing anuncia nova linha de conversão do 737 na Índia

Nova linha de conversão do 737-800BCF será estabelecida pela Boeing na Índia em parceria com a GMR Aero Technica, empresa local de manutenção de aviões
A Gol recebeu recentemente o 100° cargueiro 737-800 BCF convertido pela Boeing (Divulgação)

A mudança de hábitos alavancada pela pandemia de Covid-19 gerou um crescimento exponencial do e-commerce ao redor do mundo. Por conta disso, a demanda por aviões de carga nunca foi tão elevada. Para acompanhar esse movimento, a Boeing planeja adicionar mais uma linha de conversão do 737-800 BCF (Boeing Converted Freighter), desta vez na Índia.

O empreendimento da Boeing na Índia será executado em parceria com a GMR Aero Technica, empresa local de manutenção, reparo e revisão de aeronaves. O acordo entre as duas partes foi anunciado no último dia 10 de março.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O novo local de conversão do 737-800 será instalado num hangar da GMR no Aeroporto Internacional Rajiv Gandhi, em Hyderabad, cidade que é destacada por ser um dos maiores centros tecnológicos da Índia. O início das atividades de modificação nas aeronaves por especialistas indianos é aguardado para 2024.

Sem os assentos, a cabine do 737 BCF conta com 141,5 metros cúbicos de espaço para cargas (Boeing)
Sem os assentos, a cabine do 737 BCF conta com 141,5 metros cúbicos de espaço para cargas (Boeing)

Segundo o jornal Times of India, o volume de carga aérea no país deve crescer a uma taxua anual média de 6,4% até 2040. Atualmente, as companhias aéreas indianas Indigo, SpiceJet, Blue Dart e Quikjet Cargo Airlines (que opera em nome da Amazon Air) mantém operações cargueiras no país, atendendo rotas domésticas e internacionais.

Embora o foco na nova linha de conversão do 737-800 seja o mercado indiano, o local também deve receber pedidos de clientes estrangeiros, de acordo com a publicação indiana. Nem a Boeing, nem a GMR divulgaram por ora uma previsão da capacidade produtiva anual da futura instalação.

Com a criação da novo centro de conversão em Hyderabad, a Índia será o quinto país com capacidade de modificar jatos de passageiros 737-800 em aviões de carga. Os outros locais ficam nos Estados Unidos, China, Costa Rica e Reino Unido. Ainda neste ano, a Boeing deve inaugurar uma linha adicional do programa BCF em Kelowa, no Canadá.

24 toneladas de carga

Lançado em 2016, o 737-800 BCF hoje é convertido em quatro países (Boeing)
A porta de carga é um dos principais itens da conversão do 737-800BCF (Boeing)

O Boeing 737 convertido é há décadas o avião de carga mais requisitado no mercado mundial. A versão baseada no modelo 737-800 da série Next Generation foi lançada pelo fabricante em 2016.

No processo de modicação, o jato original de passageiros perde todos os assentos e demais equipamentos de cabine dando lugar a um sistema de esteiras para a acomodação de pallets de carga. Outro item importante incluído na conversão é a porta de carga no lado esquerdo da fuselagem, para o embarque de grandes volumes.

De acordo com a Boeing, o 737-800 BCF transporta até 23,9 toneladas métricas de carga e tem autonomia para voos de 3.690 km. O interior convertido tem 141,5 metros cúbicos de espaço.

No Brasil, o 737-800 BCF é operado pela Gol Linhas Aéreas em parceria com o Mercado Livre. Outras empresas brasileiras, como a Sideral Linhas Aéreas e a Modern Logists, também operam o 737 cargueiro, mas em versões mais antigas.

Total
0
Shares
1 comments
  1. Bem é mercado, os aviões são vendidos a preços globais, então não tem razão para o Eng. Brasileiro ganhar 1/4 do salário de um Eng. Dos EUA… tem que vazar mesmo.

Comments are closed.

Previous Post
A Boeing e a Embraer planejavam ser sócias em aviões comerciais

Boeing avança na contratação dos maiores cérebros da Embraer

Next Post

EUA liberam vídeo que mostra caça russo Su-27 atingir drone MQ-9

Related Posts
Total
0
Share