A mudança de hábitos alavancada pela pandemia de Covid-19 gerou um crescimento exponencial do e-commerce ao redor do mundo. Por conta disso, a demanda por aviões de carga nunca foi tão elevada. Para acompanhar esse movimento, a Boeing planeja adicionar mais uma linha de conversão do 737-800 BCF (Boeing Converted Freighter), desta vez na Índia.
O empreendimento da Boeing na Índia será executado em parceria com a GMR Aero Technica, empresa local de manutenção, reparo e revisão de aeronaves. O acordo entre as duas partes foi anunciado no último dia 10 de março.
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O novo local de conversão do 737-800 será instalado num hangar da GMR no Aeroporto Internacional Rajiv Gandhi, em Hyderabad, cidade que é destacada por ser um dos maiores centros tecnológicos da Índia. O início das atividades de modificação nas aeronaves por especialistas indianos é aguardado para 2024.
Segundo o jornal Times of India, o volume de carga aérea no país deve crescer a uma taxua anual média de 6,4% até 2040. Atualmente, as companhias aéreas indianas Indigo, SpiceJet, Blue Dart e Quikjet Cargo Airlines (que opera em nome da Amazon Air) mantém operações cargueiras no país, atendendo rotas domésticas e internacionais.
Embora o foco na nova linha de conversão do 737-800 seja o mercado indiano, o local também deve receber pedidos de clientes estrangeiros, de acordo com a publicação indiana. Nem a Boeing, nem a GMR divulgaram por ora uma previsão da capacidade produtiva anual da futura instalação.
Com a criação da novo centro de conversão em Hyderabad, a Índia será o quinto país com capacidade de modificar jatos de passageiros 737-800 em aviões de carga. Os outros locais ficam nos Estados Unidos, China, Costa Rica e Reino Unido. Ainda neste ano, a Boeing deve inaugurar uma linha adicional do programa BCF em Kelowa, no Canadá.
24 toneladas de carga
O Boeing 737 convertido é há décadas o avião de carga mais requisitado no mercado mundial. A versão baseada no modelo 737-800 da série Next Generation foi lançada pelo fabricante em 2016.
No processo de modicação, o jato original de passageiros perde todos os assentos e demais equipamentos de cabine dando lugar a um sistema de esteiras para a acomodação de pallets de carga. Outro item importante incluído na conversão é a porta de carga no lado esquerdo da fuselagem, para o embarque de grandes volumes.
De acordo com a Boeing, o 737-800 BCF transporta até 23,9 toneladas métricas de carga e tem autonomia para voos de 3.690 km. O interior convertido tem 141,5 metros cúbicos de espaço.
No Brasil, o 737-800 BCF é operado pela Gol Linhas Aéreas em parceria com o Mercado Livre. Outras empresas brasileiras, como a Sideral Linhas Aéreas e a Modern Logists, também operam o 737 cargueiro, mas em versões mais antigas.
Bem é mercado, os aviões são vendidos a preços globais, então não tem razão para o Eng. Brasileiro ganhar 1/4 do salário de um Eng. Dos EUA… tem que vazar mesmo.