“Carro voador” da Embraer recebe novo empréstimo de R$ 200 milhões do BNDES

Aeronave elétrica da EVE deve entrar em serviço em 2027 e já conta com quase 3.000 intenções de compra
Carro voador da Embraer vai começar a operar em 2027
Carro voador da Embraer vai começar a operar em 2027

A Eve Air Mobility, subsidiária de mobilidade aérea urbana da Embraer, anunciou um novo financiamento de R$ 200 milhões que será fornecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo a empresa, esta é a segunda fase do financiamento de R$ 490 milhões obtido em 2022. Além disso, a Eve conseguiu recentemente investimento de US$50 milhões do Citibank, que serão usados no desenvolvimento do eVTOL Eve-100.

A startup irá usar os recursos para a fabricação dos próximos protótipos da aeronave elétrica e posterior produção de unidades de série – são previstos cinco unidades de teste.

“O apoio contínuo do BNDES é fundamental para o avanço do nosso programa de eVTOL e a transição do desenvolvimento do protótipo para a certificação e a produção. Este financiamento fortalece ainda mais nossa posição financeira e fornece os recursos necessários para atingir nossos principais marcos, incluindo a certificação e a comercialização do nosso eVTOL”, disse Johann Bordais, CEO da Eve.

“Este investimento é um voto de confiança na visão da Eve e fortalece a nossa posição de liderança no mercado de mobilidade aérea urbana. Nossa gestão de capital disciplinada e base financeira aprimorada fornecem a estabilidade e os recursos necessários para executar nosso plano estratégico de longo prazo. Neste sentido, buscamos entregar um valor sustentável aos nossos acionistas, à medida que levamos nosso eVTOL ao mercado e capitalizamos as oportunidades crescentes nesta indústria empolgante”, acrescentou Eduardo Couto, CFO da Eve.

Eve-100
Eve-100 (Eve)

Primeiro voo em 2025, entrada em serviço em 2027

A Eve tem empreendido um desenvolvimento mais cuidadoso em seu projeto de “carro voador”, preocupando-se primeiro em preparar a infraestrutura para produção e operação em vez de construir um protótipo tripulado, como muitas rivais.

A empresa trabalha em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) para definir os critérios de aeronavegabilidade para o eVTOL.

Modelo possui hélice propulsora e oito conjuntos de hélices de sustentação
Modelo possui hélice propulsora e oito conjuntos de hélices de sustentação

O reflexo desse projeto mais consistente está no número elevado de intenções de compra, quase 3.000 unidades.

O primeiro voo do protótipo não tripulado do Eve-100 deve ocorrer no início de 2025 e a entrada em serviço é prevista para 2027.

Os primeiros mercados a voar com o eVTOL serão os Estados Unidos e o Brasil.

 

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