Cathay Pacific diz que pode encomendar jato C919 alongado

Companhia aérea de Hong Kong visitou instalações da COMAC na China e mostrou interesse em projetos como o do widebody C929
O "A321neo" chinês: capacidade para 210 passageiros em duas classes
O “A321neo” chinês: capacidade para 210 passageiros em duas classes (COMAC)

A fabricante de aviões comerciais COMAC, da China, poderá no futura contar com um cliente expressivo, a Cathay Pacific.

A companhia aérea sediada em Hong Kong enviou uma delegação para as instalações da estatal em Xangai no final de 2024 e ficou bastante impressionada com seus projetos, segundo o chefe de operações, Alex McGowan.

O executivo inclusive pontuou que a Cathay poderia ser um operador da variante alongada do C919, jato de fuselagem estreita que é rival do Airbus A320neo e Boeing 737 MAX.

Airbus A321neo da Cathay Pacific
Airbus A321neo da Cathay Pacific

A COMAC anunciou em novembro de 2023 o início do desenvolvimento de duas versões baseadas no atual C919, que tem 164 assentos.

Uma delas, menor, é destinada a operações em aeroportos em grandes altitudes. A outra aeronave é um equivalente ao A321neo, com cerca de 45 metros de comprimento e capacidade para 210 passageiros em duas classes.

“Acredito que nossa estrutura de rota específica e a demanda do mercado exigem um narrowbody maior, e estamos interessados ​​em ver se os planos da COMAC, no devido tempo, incluirão a introdução de uma variante alongada do C919”, disse McGowan na quarta-feira.

Maquete do COMAC C929

A Cathay também mostrou expectativa sobre o widebody C929, que está sendo desenvolvido para o segmento onde estão o A330neo e o Boeing 787, e até se dispôs a compartilhar sua experiência com esse tipo de aeronave com a fabricante.

Boeing 777X apenas em 2027

A frota da Cathay Pacific hoje inclui 48 A350, 52 Boeing 777, seis A330-300 e 16 A321neo.

A companhia aérea fechou um pedido por 30 A330neo que serão entregues entre 2028 e 2031. Além disso, ela tornou-se cliente do A350F, que substituirá seus 747-400F e estaria em busca de mais algumas dezenas de widebodies.

Boeing 777-9 (Boeing)

Entre as aeronaves avaliadas estão o A350, o Boeing 787 e o 777X.

O imenso bimotor de corredor duplo da Boeing está na reta final de certificação, esperada para o final do ano ou começo de 2026.

A Cathay possui 31 pedidos firmes do 777-9, de um acordo de 2013, mas afirmou que não espera pela primeira aeronave antes de 2027.

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