A fabricante de aviões comerciais COMAC, da China, poderá no futura contar com um cliente expressivo, a Cathay Pacific.
A companhia aérea sediada em Hong Kong enviou uma delegação para as instalações da estatal em Xangai no final de 2024 e ficou bastante impressionada com seus projetos, segundo o chefe de operações, Alex McGowan.
O executivo inclusive pontuou que a Cathay poderia ser um operador da variante alongada do C919, jato de fuselagem estreita que é rival do Airbus A320neo e Boeing 737 MAX.

A COMAC anunciou em novembro de 2023 o início do desenvolvimento de duas versões baseadas no atual C919, que tem 164 assentos.
Uma delas, menor, é destinada a operações em aeroportos em grandes altitudes. A outra aeronave é um equivalente ao A321neo, com cerca de 45 metros de comprimento e capacidade para 210 passageiros em duas classes.
“Acredito que nossa estrutura de rota específica e a demanda do mercado exigem um narrowbody maior, e estamos interessados em ver se os planos da COMAC, no devido tempo, incluirão a introdução de uma variante alongada do C919”, disse McGowan na quarta-feira.

A Cathay também mostrou expectativa sobre o widebody C929, que está sendo desenvolvido para o segmento onde estão o A330neo e o Boeing 787, e até se dispôs a compartilhar sua experiência com esse tipo de aeronave com a fabricante.
Boeing 777X apenas em 2027
A frota da Cathay Pacific hoje inclui 48 A350, 52 Boeing 777, seis A330-300 e 16 A321neo.
A companhia aérea fechou um pedido por 30 A330neo que serão entregues entre 2028 e 2031. Além disso, ela tornou-se cliente do A350F, que substituirá seus 747-400F e estaria em busca de mais algumas dezenas de widebodies.

Entre as aeronaves avaliadas estão o A350, o Boeing 787 e o 777X.
O imenso bimotor de corredor duplo da Boeing está na reta final de certificação, esperada para o final do ano ou começo de 2026.
A Cathay possui 31 pedidos firmes do 777-9, de um acordo de 2013, mas afirmou que não espera pela primeira aeronave antes de 2027.