Cathay Pacific já reparou seis de 15 Airbus A350 afetados

Companhia aérea de Hong Kong afirmou que houve uma falha na linha de combustível de um dos motores do A350-1000 de matrícula B-LXI. Outras operadoras da aeronave afirmaram ter realizado inspeções mas sem mantê-las no solo
Airbus A350-1000 B-LXI da Cathay Pacific (Hawkeye UK)
Airbus A350-1000 B-LXI da Cathay Pacific (Hawkeye UK)

A Cathay Pacific revelou nesta quarta-feira, 4, ter concluído o reparo em seis dos 15 Airbus A350 que foram afastados de serviço após apresentarem problemas nas linhas de combustível dos motores Trent XWB.

Os seis A350, de variantes não reveladas, já foram liberados para voar, mas a empresa aérea de Hong Kong reconheceu que haverá impactos na malha aérea até 7 de setembro.

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“Esta foi uma situação significativa para a Cathay gerir, uma vez que a falha do componente do motor foi a primeira do seu tipo a ocorrer em qualquer aeronave A350 em qualquer lugar do mundo”, disse o Chefe de Operações Alex McGowan.

O aterramento dos 48 A350 da Cathay ocorreu em 2 de setembro após uma aeronave A350-1000 de matrícula B-LXI apresentar uma falha na subida do voo CX-383 entre Hong Kong e Zurique.

A tripulação decidiu retornar ao aeroporto e o pouso ocorreu em segurança. Outro A350 foi acionado no mesmo dia e levou os passageiros até a Suíça.

No entanto, a companhia aérea decidiu realizar uma inspeção emergencial em toda a frota.

A350-1000 da JAL
A JAL não aterrrou nenhum A350-1000 da JAL (Airbus)

Outras operadoras do A350 realizam inspeções

A Rolls-Royce, fabricante do motor Trent XWB, citou apenas a variante -97, usada no A350-1000, mas não emitiu qualquer diretiva de segurança até o momento.

A despeito disso, outros operadores do A350 reconheceram ter feito inspeções semelhantes em suas frotas, caso da Japan Airlines, Singapore e Qatar Airways.

Nenhuma dessas companhias aéreas, no entanto, suspendeu os voos com o widebody da Airbus.

 

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