A Airbus entregou oficialmente o primeiro A400M à Forças Aérea de Defesa do Cazaquistão em 10 de dezembro. A cerimônia foi realizada na base aérea de Almaty, onde o turboélice de transporte tático pousou na semana passada.
O Cazaquistão encomendou dois A400M em setembro de 2021 com intuito de expandir sua capacidade de transporte militar, então restrita a um Antonov An-72, além de turboélices menores como o C295 e o An-24/26.
A aeronave de número de série MSN139 voou pela primeira vez em junho, mas somente seis meses depois deixou Sevilha, na Espanha, para ser entregue.
“Comprovado por mais de uma década em operações militares e humanitárias no mundo todo, o A400M é um divisor de águas para as Forças de Defesa Aérea do Cazaquistão, fornecendo capacidades táticas e estratégicas inigualáveis em uma única plataforma”, disse Jean-Brice Dumont, Chefe de Poder Aéreo da Airbus Defence and Space. “Um segundo A400M, atualmente em produção, fortalecerá ainda mais essas capacidades em sua entrega em 2026.”
O A400M do país possui uma pintura diferente de outras aeronaves do tipo, com um tom de cinza brilhante.
Segundo a Airbus, há mais de 130 aeronaves do tipo em operação em nove países e que acumularam 200.000 horas de voo.