O cargueiro militar A400M tem um novo cliente, o Cazaquistão. A república localizada na Ásia encomendou dois turboélices da Airbus, anunciou a empresa nesta quarta-feira.
O primeiro avião será entregue em 2024, transformando o Cazaquistão no 9º operador do A400M. A nação se juntará à Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Turquia, Bélgica, Malásia e Luxemburgo que somados já encomendaram 176 aeronaves.
O acordo assinado com a Airbus também inclui suporte de treinamento e manutenção. A fabricante também se comprometeu a criar um centro de manutenção do turboélice C295 em futuro não definido.
“O A400M se tornará a pedra angular das operações táticas e estratégicas de transporte aéreo do Cazaquistão”, disse Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space. “Este novo contrato de exportação traz o número total de pedidos do A400M para 176 aeronaves, um número que esperamos aumentar em um futuro próximo. Com mais de 100 aeronaves entregues e 100.000 horas de vôo em operação, o A400M provou sua capacidade, atingindo um estado de maturidade que muitos clientes potenciais estavam esperando”.
A Força Aérea do Cazaquistão tem uma frota de aviões de transporte variada. O principal modelo é o Antonov An-24/26, juntamente com o C295, dos quais possui oito unidades de cada.
Há também dois An-72 e um antigo quadrimotor turboélice An-12 e sua versão chinesa, o Y-8, possivelmente as aeronaves que poderão ser substituídas pelo A400M.
Ao contrário de outras nações, o Cazaquistão não deve equipar seus aviões com sondas de reabastecimento aéreo.
Um sonho avião militar..