A Boeing anunciou nesta terça-feira (27) a entrega do 100º jato cargueiro 737-800 Boeing Converted Freighter (BCF) para a empresa de leasing AerCap. A aeronave convertida a partir de um modelo comercial na instalação Boeing Shanghai Aviation Services, na China, será operada pela companhia Gol Linhas Aéreas em voos de carga à serviço da plataforma de comércio eletrônico Mercado Livre.
“Desde o lançamento do programa 737-800BCF com a Boeing em 2016, o mercado de e-commerce cresceu a um ritmo fenomenal com o aumento da demanda dos negócios de varejo de e-commerce. Graças à sua versatilidade e confiabilidade, o 737-800BCF está se tornando o cavalo de batalha para transporte aéreo expresso e redes de comércio eletrônico”, disse Rich Greener, chefe da divisão AerCap Cargo, que foi o cliente de lançamento do programa 737-800BCF da Boeing.
ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS
A AerCap também o maior cliente do 737-800BCF, com 65 pedidos firmes e opção para converter mais nove aeronave. Ao todo, o programa BCF da Boeing referente ao 737-800 NG soma mais de mais de 250 pedidos e compromissos de mais de 20 operadores.
“Em cinco continentes, as horas de utilização do 737-800BCF de nossos clientes estão superando em muito as da frota da geração anterior. É uma prova do importante papel que esses cargueiros desempenham na liberação de oportunidades de mercado para nossos operadores de carga aérea e seus clientes”, comentou Kate Schaefer, vice-presidente de Modificações Comerciais, Engenharia e Produtos Especiais da Boeing.
Parceria Gol-Mercado Livre
A companhia Gol Linhas Aéreas, por meio de sua divisão de logística Gollog, e a plataforma de e-commerce Mercado Livre anunciaram um acordo em abril deste ano para a realização de operações conjuntas de transporte aéreo de mercadorias em aeronaves exclusivas com a identidade visual da varejista.
O contrato entre as empresas tem duração de 10 anos e prevê a criação de uma frota dedicada de cargueiros composta por seis jatos Boeing 737-800 BCF (modelos de passageiros convertidos em cargueiros). As três primeiras aeronaves com as cores do Mercado Livre foram entregues em junho deste ano e outras três serão entregues até o terceiro trimestre de 2023, incluindo aí o modelo entregue hoje. O acordo ainda tem a opção de adicionar mais seis aeronaves até 2025.
Desde 2020, a divisão brasileira do Mercado Livre conta com uma frota dedicada de aeronaves de carga. Os aviões em serviço com a varejista no país são jatos Boeing 737-400F operados por transportadoras terceirizadas.