A Airbus vê a certificação de tipo do A321XLR como algo “iminente” e ocorrerá primeiro com a variante equipada com motores CFM LEAP-1A, seguida oportunamente pelo modelo propulsionado por turbofans Pratt & Whitney GTF.
A aeronave de fuselagem estreita de ultra longo alcance concluiu a produção dos documentos técnicos exigidos pela EASA, a agência de aviação civil da Europa, e aguarda a avaliação para ser aprovada.
Lançado em 2019, o A321XLR é uma variante modificada do A321neo para ser capaz de voar distâncias de até 8.700 km, suficiente para operar em rotas transoceânicas como substituto de widebodies.
O programa foi lançado em 2019 e nesses cinco anos foram realizadas 1.450 horas de testes com três protótipos, o MSN11000, com motores CFM, o MSN11058, com motores P&W, e o MSN11080, que recebeu uma cabine completa para realizar voos com passageiros.
Embora seja muito semelhante a outros A321neo, a nova aeronave possui diferenças significativas.
Entre elas estão os novos flaps internos de slot único, sistema de controle de voo atualizado, rodas e freios de trens de pouso aprimorados, um novo sistema de combustível, novo sistema de água e resíduos, além de um sistema aprimorado de aquecimento de cabine para operações de longo alcance.
Carenagem maior como “almofada”
Mas a mudança mais clara é a adição do “Rear Centre Tank (RCT)”, ou tanque central traseiro, um compartimento conformal com 12.900 litros de capacidade instalado na parte traseira da fuselagem, na altura do bordo de fuga da aeronave.
Motivo de preocupação das autoridades de aviação civil, o tanque teve de passar por inúmeros testes para provar que é seguro.
Como fica logo abaixo da cabine de passageiros, foi preciso reforçar seu entorno para evitar incêndios. Uma das ações foi instalar uma nova carenagem externa, maior e reforçada e que funciona como “almofada” para que o jato possa deslizar em caso de um pouso de barriga.
O enorme trabalho necessário transformou o programa em uma tarefa semelhante à lançar um avião completamente novo, diz a Airbus.
Foram envolvidos no projeto cerca de 2.500 funcionários além ter sido necessário criar novas instalações para a montagem da aeronave em Hamburgo.
Após mais de 510 voos concluídos, o A321XLR está próximo do seu grande momento e comprovar que um jato de corredor único de dois motores poderá fazer o trabalho de grandes aeronaves com uma fração do seu custo.