Empresa da Califórnia especializada em projetos de aviões com motorização elétrica, a Ampaire informou nesta segunda-feira (25) que iniciou os testes em solo com um Cessna Grand Caravan equipado com sistema de propulsão híbrido-elétrico.
A aeronave modificada, batizada de “Eco Caravan”, deve realizar seu primeiro voo no segundo semestre deste ano, de acordo com a empresa. Os testes iniciais estão sendo executados da sede da Ampaire no aeroporto de Hawthorne, em Los Angeles.
A Ampaire ainda não divulgou detalhes sobre o sistema de motorização elétrica auxiliar que será empregado no Caravan híbrido, que na versão original é impulsionado por um motor turboélice Pratt & Whitney Canada PT6. Todavia, a empresa diz que o desempenho do avião será semelhante ao do modelo convencional, mas com uma economia de combustível que pode chegar a 70% – o Caravan tem capacidade para transportar entre 9 e 14 passageiros e alcance de 1.982 km.
O Eco Caravan é o primeiro avião híbrido a entrar no processo de homologação do FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos. Por ser derivado de um avião já testado e consagrado, o Eco Caravan precisa apenas de um certificado suplementar para entrar em serviço. A meta da Ampaire é completar a certificação e ter o avião pronto para operações comerciais até 2024.
“Acionar um novo sistema de propulsão, totalmente integrado a uma aeronave que pode voar, é um marco tremendamente empolgante para Ampaire”, diz o executivo-chefe e cofundador da Ampaire, Kevin Noertker. “Esperamos que o Eco Caravan seja o primeiro de uma série de atualizações híbridas-elétricas para vários modelos de aeronaves que transformarão a indústria reduzindo emissões e custos.”
Além do Caravan modificado, a Ampaire tem outros projetos de aviões híbridos-elétricos em andamento. Em 2020, a empresa voou com o EEL (Enguia, em inglês), uma aeronave híbrida baseada no bimotor Cessna 337 Skymaster, que teve um de seus motores a pistão substituído por um gerador elétrico. Outro desenvolvimento da empresa é o Eco Otter SX, uma conversão híbrida-elétrica do De Havilland Canada DHC-6 Twin Otter.