A Textron Aviation concluiu o primeiro voo do segundo Cessna Citation Ascend de testes na semana passada. A aeronave se juntará ao primeiro protótipo no programa de certificação.
O Citation Ascend é um substituto do Excel e oferece até 12 assentos em configuração máxima. Ele foi apresentado na EBACE 2023 e a Textron espera obter a certificação de tipo da aeronave e colocá-la em serviço em 2025.
Batizado como P1, o segundo jato de testes foi pilotado por Michael Bradfield e Maurice Girard, que durou uma 1 hora e 24 minutos no ar, atingindo uma altitude máxima de 13.500 pés com velocidade máxima de 308 nós.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“O voo bem-sucedido de hoje do segundo avião de teste do Citation Ascend marca outra conquista do programa, e isso é uma prova dos muitos excelentes funcionários envolvidos neste projeto”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia. “Ele passou bem pelas fases de testes e continuo confiante no impulso do programa e nos membros qualificados da nossa equipe que tornam isso possível”, completou.
Ainda segundo a Textron, o programa de certificação de testes já acumulou mais de 400 horas de voo.
O Ascend pode transportar até 12 passageiros em uma cabine mais espaçosa, com janelas maiores e piso plano. O jato pode percorrer uma distância de 1.900 milhas náuticas (3.519 km) a uma velocidade de cruzeiro de 441 nós (817 km/h) com quatro passageiros a bordo.
A aeronave é propulsionada por motores Pratt & Whitney Canada PW545D e equipada com uma suíte Garmin G5000 de aviônicos, incluindo tecnologia auto-throttle.