Após mais de cinco anos de desenvolvimento, o novo Cessna Turbo Skyhawk JT-A, versão equipada com motor diesel, foi certificado pelo órgãos de aviação civil dos Estados Unidos (FAA) e da Europa (EASA), abrindo caminho para as primeiras entregas ao clientes.
Segundo o fabricante, a aeronave impulsionada pelo motor turbodiesel (modelo Continental CD-155) de 155 hp excedeu os objetivos iniciais de desempenho, superando as capacidades da versão movida a gasolina.
O Skyhawk diesel pode percorrer até 1.785 km e alcançar a velocidade máxima de 230 km/h. Já o modelo tradicional, o Skyhawk 172R com motor a gasolina (Lycoming IO-360-L2A) de 160 hp, tem autonomia de 1.290 km e voa a até 226 km/h.
“A plataforma Skyhawk representa o avião monomotor mais bem sucedido de todos os tempos e estamos entusiasmados por aprimorar ainda mais suas capacidades com a tecnologia dos motores JT-A”, disse Doug May, vice-presidente da Piston Aircraft, fabricante que fornece o novo motor diesel para o avião da Cessna.
Essa é a segunda vez que a Cessna desenvolveu uma versão diesel do tradicional Skyhawk, o avião mais produzido da história.O primeiro modelo, o Skyhawk TD (Turbodiesel), foi anunciado em 2007, mas o projeto acabou cancelado cinco depois.
O Cessna Turbo Skyhawk JT-A está à venda nos EUA por US$ 450.000, cerca de R$ 1,4 milhão. As primeiras unidades serão entregues ainda neste ano.
Veja mais: Perto de completar 70 anos, Antonov AN-2 bate novo recorde