A Textron Aviation anunciou nesta segunda-feira (9) a primeira entrega do novo Cessna SkyCourier. O cliente a receber o modelo recém-lançado é a FedEx Express, primeira empresa a encomendar o turboélice, com 50 pedidos firmes e outras 50 opções de compra.
O modelo recebeu a certificação de voo nos Estados Unidos em meados de março após mais de 2.100 horas de voo realizadas por três protótipos desde maio de 2020.
“Estamos entusiasmados em entregar esta aeronave que ajudará a FedEx a atender seus clientes com mais eficiência, pois foi projetada com a opção de transportar contêineres de carga padrão pré-embalados do setor”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron.
VEJA TAMBÉM
“Esse é o resultado de quatro anos e meio de colaboração com a Textron Aviation nesta aeronave. A FedEx Express está entusiasmada em adicionar o Cessna 408 SkyCourier como parte de nosso programa de modernização da frota”, afirmou Scot Struminger , CEO e vice-presidente executivo de aviação da FedEx Express.
Como é o Cessna SkyCourier
O SkyCourier da FedEx pode acomodar três containers LD3, graças à capacidade de carregar até 2.700 kg de carga útil. Equipado com dois motores PT6A, da Pratt & Whitney, a aeronave possui inovações como uma suíte de aviônicos Garmin G1000 NXi e uma hélice de quatro pás de alumínio projetada para aprimorar o desempenho da aeronave ao transportar grandes cargas.
Além disso, o turboélice de asa alta da Cessna pode ser usado em voos regionais, com capacidade para até 19 passageiros. A empresa, no entanto, não revelou mais clientes do modelo.