O turboélice bimotor utilitário Cessna SkyCourier teve a opção Combi certificada pela Federal Aviation Administration (FAA), anunciou a Textron Aviation.
Com ela, o SkyCourier de passageiros pode ser convertido para transportar carga simultaneamente, tornando a aeronave mais versátil.
A configuração aprovada pela FAA permite o transporte de nove passageiros além de carga. A Textron não revelou qual a capacidade de carga, mas estima-se que esteja em torno de 3.000 libras.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As entregas dos primeiros SkyCourier com a opção Combi deverão ter início no final do ano.
“Este kit combi recém-certificado aumenta a lista crescente de opções para o versátil Cessna SkyCourier”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de Vendas Globais e Operações de Voo. “O Combi permitirá que os operadores usem a aeronave para uma gama ainda mais ampla de missões em todo o mundo e alterem rapidamente as configurações para melhor atender às suas necessidades.”
O SkyCourier é um turboélice utiliário com características que lembram o bem sucedido Caravan como asas altas, trem de pouso duro e capacidade de operar em vários ambientes.
A aeronave é movida por dois motores turboélice Pratt & Whitney PT6A-65SC com hélices de aluminio McCauley Propeller C779 de quatro pás. O SkyCourier possui aviônicos Garmin G1000 NXi e pode atingir uma velocidade de cruzeiro de 370 km/h – o alcance máximo é de 1.667 km.
A versão de passageiros pode levar 19 pessoas enquanto o modelo cargueiro, até 6.000 libras incluindo três containers LD3.
A despeito do pacote atraente, o SkyCourier teve até o momento apenas 25 aeronaves entregues, a grande maioria da versão cargueira para a FedEx. Em 2024, apenas um Cessna 408 teria sido entregue, em março.