A Textron Aviation anunciou nesta segunda-feira (14) que o Cessna SkyCourier recebeu a certificação de tipo da FAA (Federal Aviation Administration), abrindo caminho para sua estreia comercial com a Federal Express, cliente lançadora do novo avião.
A certificação ocorre após mais de 2.100 horas de voo realizadas por três protótipos desde maio de 2020, quando o primeiro realizou o voo inaugural. O turboélice bimotor foi projetado para atender a uma lacuna no mercado de aviação regional e também de carga.
Equipado com dois motores PT6A, da Pratt & Whitney, o SkyCourier possui uma configuração semelhante ao Grand Caravan, incluindo uma asa alta, trem de pouso fixo e uma fuselagem que pode ser usada para voos de passageiros e de carga.
Mas o novo avião da Cessna também traz inovações como uma suíte de aviônicos Garmin G1000 NXi e uma hélice de quatro pás de alumínio projetada para aprimorar o desempenho da aeronave ao transportar grandes cargas.
O SkyCourier pode transportar até 19 passageiros ou então acomodar três containers LD3, graças à capacidade de até carregar 2.700 kg de carga útil.
“A obtenção da certificação da FAA para o Cessna SkyCourier demonstra a experiência e o trabalho árduo de nossos funcionários, bem como o investimento contínuo da Textron Aviation no fornecimento de soluções para nossos clientes”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation.
A produção da aeronave já teve início para atender à encomenda firme de 50 unidades fechada com a FedEx. A Textron, no entanto, não divulga a carteira de pedidos totais do SkyCourier.