Os parceiros da CFM International: General Electric e Snecma
finalizaram a arquitetura do seu motor turbofan Leap-X que está em
desenvolvimento para equipar a nova geração de aeronaves comerciais
de médio porte fabricados pela Airbus e Boeing. O motor está sendo
desenvolvido para entrar em serviço possivelmente em 2016,
oferecendo uma redução de 16% no consumo de combustível comparado
ao CFM56 ao qual irá eventualmente substituir no futuro. Entretanto
há expectativas que os fabricantes não devem disponibilizar suas
aeronaves da classe de 150 assentos antes do final da década.
“Como as datas de entrada em serviço são
bem adiante, teremos o benefício de um tempo adicional para agregar
componentes mais eficientes em nosso novo motor”, disse o gerente
do programa Leap-X, Ron Klapproth.
A Leap-X terá uma razão de fluxo de ar do compressor (BPR) de valor
10, comparado aos 5-6 para a família CFM56, o que o dobro do atual
motor.
O novo grupo propulsor também possuirá um compressor de alta
pressão de dois estágios, e fans de baixa pressão que srão
produzidos de ceramic matrix composite (CMC), disse o
vice-presidente executivo da CFMI, Oliver Savin.
O Leap-X será levado à bancada de testes em meados de 2009, e deve
alcançar potência máxima em 2012.