Chilena JetSmart anuncia intenção de adquirir a companhia aérea Viva Air, da Colômbia

Low-cost colombiana deveria ter sido encampada pela Avianca, mas as autoridades de aviação civil do país veem a fusão como prejudicial aos passageiros
A320neo da Viva Air (Airbus)

A companhia aérea de ultra baixo custo JetSmart, do Chile, decidiu atravessar as negociações entre a Avianca e a Viva Air ao anunciar o interesse em adquirir 100% das ações da pequena transportadora colombiana.

Parte do grupo Indigo Partners, a JetSmart tem sido uma das companhias aéreas mais agressivas na América Latina e a aquisição da Viva Air poderia colocá-la numa posição estratégica no mercado colombiano, um dos que mais cresce na região.

A Avianca e a Viva Air anunciaram a proposta de fusão há quase um ano, porém, o processo andou a passos lentos até agosto de 2022, quando as duas empresas pediram urgência à autoridade de aviacão civil colombiana, a Aerocivil, para aprovar o acordo.

A razão alegada era que a Viva Air passava por uma grave crise financeira e que poderia fechar as portas antes que a Avianca pudesse ajudá-la. A Aerocivil, no entanto, não se comoveu com o apelo e vetou a união em novembro, alegando que haveria uma concentração excessiva de mercado entre elas, dificultando a vida dos passageiros.

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Em janeiro, a Aerocivil anulou o processo de fusão apontando “irregularidade substancial no processo administrativo”, o que obrigou as duas empresas a reiniciarem o pedido.

A frota da JetSmart Airlines é composta por aeronaves Airbus das famílias A320 e A320neo (Divulgação)

Desfecho rápido

“Acreditamos que um acordo entre a JetSMART e a Viva Air permitirá a manutenção do modelo de ultrabaixo custo na Colômbia. Temos uma visão de longo prazo da expansão na América do Sul e estamos em condições de continuar investindo em nosso crescimento”, disse Estuardo Ortíz, CEO da JetSmart.

A JetSmart diz ainda que pode assumir a Viva Air rapidamente, graças aos seus recursos, capacidade e experiência e que o acordo seria o melhor para o mercado já que as duas empresas não operam rotas comuns e têm frotas de aeronaves Airbus A320neo.

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