A China Airlines fechou um pedido adicional de quatro cargueiros 777F à Boeing, num valor de contrato que pode atingir a cifra de US$ 1,4 bilhão em valores de tabela.
A companhia aérea de Taiwan já havia feito uma primeira encomenda de seis aeronave cargueiras em abril de 2019, três dos quais já foram entregues, o primeiro deles em dezembro de 2020.
“O 777F desempenhou um papel crítico em nossos esforços para manter a lucratividade durante a pandemia, e esses aviões adicionais serão parte integrante de nossa estratégia de crescimento de longo prazo”, disse o presidente da China Airlines, Hsieh Su-Chien.
Os 777 cargueiros da nova encomenda passarão a ser entregues em 2023, permitindo que a China Airlines amplie seu faturamento nesse segmento. Em 2021, a companhia expandiu sua receita com carga aérea em 186% comparada ao ano de 2019 enquanto o transporte de passageiros teve queda de 96% no mesmo período.
Além dos 10 Boeing 777F, a China Airlines Cargo também possui 18 747-400 convertidos para carga.
777XF aprovado
O 777 Freighter é o avião cargueiro de longo alcance mais bem sucedido atualmente, capaz de transportar até 102 toneladas de carga a uma distância de 9,200 km.
Mas a Boeing terá de encerrar sua produção em 2027 por conta de novas restrições ambientais. Nesta semana, o comitê da empresa aprovou o lançamento do 777XF, variante cargueira baseada na nova geração do widebody.
O modelo poderá ser adquirido pela Qatar Airways nos próximos dias, marcando o lançamento do programa, segundo rumores.