A China Airlines é mais uma companhia aérea a anunciar a aposentadoria do Boeing 747. A empresa sediada em Taipei (Taiwan) já havia revelado que iria retirar a aeronave de serviço, mas nesta segunda-feira (04) confirmou que o voo de despedida do quadrimotor ocorrerá no dia 6 de fevereiro. Atualmente, a companhia possui 15 jatos 747-400 configurados para o transporte de passageiros, mas apenas quatro aviões estavam ativos por conta da pandemia do coronavírus.
Além deles, a China Airlines possui outros 18 Boeing 747-400F cargueiros que continuarão em serviço por algum tempo já que passarão a ser substituídos em parte pelos novos Boeing 777F, cujo primeiro exemplar acaba de ser entregue.
O fim da operação do 747 da China Airlines reduz ainda mais a presença do maior avião de passageiros da Boeing na região, onde ele teve grande importância no passado. Na China continental, por exemplo, o “Jumbo” opera voos de passageiros apenas na Air China, que possui sete 747-8, a versão mais avançada do modelo, além de três 747-400.
A Cathay Pacific, de Hong Kong, ainda possui uma frota respeitável do 747-8, com 14 aeronaves. Outra companhia asiática que ainda aposta na “Rainha dos Céus” é a Korean Air, que mantém 17 747-8 e 4 747-400 ativos, assim como sua conterrânea Asiana Airlines, com 12 jatos do mesmo tipo ainda operacionais. Mas é provável que mesmo esses clientes deverão aos poucos abandonar o jato por conta da queda na demanda de passageiros.
É o que fizeram outras antigas clientes do 747 que decidiram aposentar a aeronave há tempos, antes mesmo da crise aérea de 2020. A Malaysia Airlines deixou de voar com ele em 2018 enquanto a Eva Air retirou seu último Jumbo cargueiro em 2019. A Singapore Airlines, que já foi uma grande operadora, hoje mantém somente sete 747-400F.
O Boeing 747 sempre foi um queridinho na Ásia, por conta da sua grande capacidade de passageiros e bom alcance para os padrões de décadas atrás. No Japão, a All Nippon Airways operou o modelo, (inclusive em voos domésticos) até 2014, assim como sua rival, a Japan Airlines, a maior cliente da história do Jumbo, e que aposentou o avião em 2011.
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Será na Ásia que iremos ver os últimos 747 de passageiros, que dependendo da rota consegue ainda ser viável, mas a nova geração dos 777 e seu similar na Airbus já estão chegando pra assumir as rotas.
A pandemia talvez adiantou um cenário que iríamos ver com intensidade (e até com naturalidade devido a idade das aeronaves) por volta de 2025 a 2030 na questão de aposentadoria dos 747.