China Eastern Airlines passa a ter dois jatos C919 em serviço

Aeronave comercial da COMAC promete ser um duro concorrente para o Airbus A320 e o Boeing 737
COMAC C919 da China Eastern Airlines
COMAC C919 da China Eastern Airlines (CEA)

A China Eastern Airlines (CEA) completou nesta quarta-feira (2) o primeiro voo comercial com o jato COMAC C919 de matrícula B-919C.

A aeronave é a segunda unidade entregue pela fabricante estatal chinesa à companhia aérea, cliente lançadora do modelo. O voo de estreia do novo C919 ocorreu entre Xangai (Hongqiao) e Chengdu (Tianfu) às 9 horas (horário local).

Ao contrário da primeira aeronave entregue, o segundo C919 de produção em série levou menos de 50 dias entre a chegada à CEA e o início dos voos comerciais, um indício que a COMAC está conseguindo avançar em confiabilidade e disponibilidade do novo jato.

A China Eastern Airlines tem uma encomenda firme de cinco C919, mas é certo que ampliará sua frota, à medida que o jato de 164 assentos passe a voar com maior frequência.

Segundo jato foi entregue em junho (CEA)

Lançado em 2008, o C919 é o mais ambicioso avião de passageiros desenvolvido na China. Após um longo e tortuoso período de desenvolvimento e testes, a aeronave obteve o Certificado de Tipo da CAAC, autoridade de aviação civil chinesa, em 2022.

Equipado com turbofans Leap 1-C, fornecidos pela CFM, e com vários componentes ocidentais, o C919 posa como um duro concorrente para o Airbus A320 e o Boeing 737 MAX.

A razão não envolve tecnologia em si já que os dois tradicionais modelos são mais avançados e eficientes, mas sim pelo baixo custo de aquisição e sobretudo pela determinação do governo chinês em tornar a aeronave amplamente usada nas companhias aéreas do país.

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